A tradição de unir nome + numeral para designar um modelo continuará na Chery. Depois da família Arrizo, composta por sedãs, e Tiggo, para SUVs, a marca revelou, no Salão de Guangzhou (China), os Omoda. Trata-se de uma nova família de SUVs com possibilidade de motorização elétrica e desenho descolado. O primeiro deles já está confirmado para o Brasil.
A novidade atende por Omoda 5, um utilitário esportivo compacto com porte de Tiggo 5X, que chega às lojas chinesas já no primeiro trimestre de 2022 – ou seja, dentro de poucos meses.
Em seu comunicado oficial, a marca chinesa diz que o Brasil e a Rússia terão prioridade para receber o SUV elétrico. O Omoda 5, segundo a Chery, inaugura a quarta geração de veículos da montadora.
De acordo com informações da imprensa chinesa, além do Brasil, o modelo deverá ser vendido também no restante da América do Sul, África, Ásia e Europa. Por aqui, inclusive, o SUV já tem registro oficial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Cabe lembrar, entretanto, que isso não é garantia de lançamento. A grosso modo, a ação serve apenas para que ninguém crie um clone do projeto.
Detalhes
Por falar em clone, pode ser que o modelo ainda mude entre o conceito e a versão de produção. Mas, no Omoda 5, a tradição chinesa de “nada se cria, tudo se copia” veio com força, sobretudo na traseira, incontestavelmente inspirada nos Lexus. A lanterna vai de uma ponta a outra da carroceria e é iluminada por LEDs, assim como os faróis.
No mais, grade imponente, (belas) rodas de 18″ (pintadas de preto e com detalhes em cor contrastante que combinam com o tom do teto), linha de cintura alta e caída no teto – à lá SUV-cupê – deixam o Omoda 5 mais jovial que os atuais produtos da marca. Isso porque a ideia da Chery é conquistar a geração Z – nascidos entre a metade dos anos 1990 e 2010.
Nada de botões no painel
Mas para que isso aconteça, a Chery sabe que não basta um visual arrojado. Tem que ter tecnologia. Nesse sentido, o Omoda 5 tem duas telas digitais que dividem uma única peça – ao estilo dos Mercedes-Benz – e eliminam os botões físicos do painel.
No console central, apenas algumas teclas para comandos mais usuais e carregador de smartphone por indução. A alavanca de câmbio é exclusiva. Nas dimensões, o Omoda 5 tem 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 2,63 m de entre-eixos. Dessa maneira, o SUV tem exatamente o mesmo porte do SUV Tiggo 5X – exceto no comprimento, de 4,34 m.
E não é só o porte que o Omoda 5 se inspira em outros modelos da marca. O motor, por fim, é conhecido. Na China, o novato conta com o mesmo 1.6 TGDI (injeção direta de gasolina) do Tiggo 8. Pelo teor da conversa, as motorizações híbridas e elétricas são possíveis, mas ficam em segundo plano. No Brasil, todavia, nada foi confirmado pela Caoa (dona da marca) sobre a chegada do novo SUV, tampouco suas especificações.