Você está lendo...
Chevrolet Bolt tem recall de 140 mil unidades por risco de incêndio
Notícias

Chevrolet Bolt tem recall de 140 mil unidades por risco de incêndio

Após colisão, gases gerados pela detonação do pré-tensionador do cinto de segurança podem entrar em contato com as fibras do carpete do Bolt e produzir fogo

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

27 de dez, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Chevrolet Bolt
Chamado envolve 120 mil Bolt vendidos nos EUA e outros 20 mil no Canadá
Crédito:Chevrolet/Divulgação

O Chevrolet Bolt EV, mais uma vez, é alvo de recall. Recentemente, a General Motors iniciou a convocação dos proprietários do hatch elétrico por possível risco de incêndio. A ação afeta mais de 140 mil unidades dos carros de ano/modelo 2017 a 2023. Segundo a GM, esses veículos foram vendidos no Canadá e nos Estados Unidos. Além disso, o recall não inclui o SUV Bolt EUV.

De acordo com informações da agência Reuters, o carpete pode pegar fogo após acidente. Ou seja, após o pré-tensionador do cinto de segurança dianteiro ser acionado”. A GM ainda não fez um chamamento público para resolver o problema. Conforme a notificação enviada aos proprietários, o possível defeito aconteceu em “casos raros”.

Chevrolet Bolt EV 2023
Chevrolet/Divulgação

Publicidade


Para ficar claro, cabe explicar que o Bolt tem pré-tensores nos cintos de segurança. Esse sistema trava o cinto em frações de segundos após colisões severas. Segundo a apuração, os gases gerados pelo disparo do sistema podem, em contato com as fibras do carpete, gerar combustão. Até o momento, há relatos de três acidentes do tipo.

Entretanto, a GM não fará a troca dos pré-tensores. Para evitar o problema, a solução será instalar uma folha de metal ao longo do carpete perto dos pré-tensionadores. Em alguns casos, a fabricante poderá até colocar uma tampa no dispositivo.

Conforme a empresa, os proprietários dos Bolt em risco poderão fazer a atualização a partir de janeiro de 2023. Até o momento, a filial da GM no Brasil não informou se o recall envolve as unidades do carro vendidas no País.




Não é a primeira vez

Seja como for, não é a primeira vez que o Bolt EV passa por recall. Em 2021, houve o chamamento de milhares de unidades também por causa de um potencial risco de incêndio. Conforme a GM, as baterias desses carros poderiam sofrer sobrecarga. Assim como agora, o recall envolveu unidades vendidas na América do Norte.

Como resultado, a GM suspendeu a produção do Bolt até abril de 2022. Assim, houve atraso na entrega de encomendas feitas sobretudo por países de outras regiões. Isso explica, ao menos em parte, o atraso na estreia do Bolt EV no Brasil. Aqui o modelo feito nos EUA tem preço sugerido de R$ 329 mil.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião