A Chevrolet escolheu o dia 17 de janeiro para lançar o novo Corvette. Afinal, foi nesta data que, há 70 anos, estreou a primeira geração do esportivo. Agora, como os tempos são outros, o carro ganhou sobrenome E-Ray e tem, como principal novidade, a eletrificação. Desse modo, une o motorzão 6.2 LT2 V8 Small Block Vcom a outro elétrico posicionado na dianteira. Como resultado, além de ser híbrido o carro tem, pela primeira vez na história, tração nas quatro rodas.
Disponível nas configurações cupê com parte do teto removível e conversível com capota rígida, o E-Ray é o Corvette de produção mais rápido da história. De acordo com a Chevrolet, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos.
Resultado dos 495 cv de potência e brutais 65 mkgf de torque do motor a combustão. Bem como dos 165 cv e 17,3 mkgf gerado pelo elétrico. A bateria tem 1,9 kWh de capacidade e fica sob os assentos. Conforme a fabricante, no total o trem de força do Corvette E-Ray produz 655 cv de potência.
A Chevrolet explica, em comunicado, que, durante situação de direção vigorosa e em ambientes de baixa tração, o sistema eAWD do E-Ray aplica potência adicional às rodas dianteiras. Ou seja, isso também aumenta a estabilidade do esportivo.
Como se trata de híbrido leve, não há carregamento das baterias em tomadas, por exemplo. Assim, a eletricidade é gerada pelo sistema regenerativo das forças de frenagem. Bem como durante a condução normal. Seja como for, o Corvette E-Ray também pode rodar apenas no modo 100% elétrico.
Dá para sair de mansinho
Assim, com o Stealth Mode acionado, o carro é movido a eletricidade. Assim, ao ser selecionado na hora da partida, dá para sair silenciosamente e, assim, não incomodar os vizinhos com o roncão do V8. Mas, neste caso, a velocidade máxima é de 72 km/h. Depois, o motor a gasolina entra em ação de forma totalmente automática.
De acordo com a Chevrolet, há seis opções de modos de condução. São elas: Tour, Sport, Track, Weather, My Mode e Z-Mode. Dá, ainda, para escolher o recurso Charge+, que aproveita melhor a carga da bateria.
O aplicativo E-Ray Performance fornece ao motorista, por meio do dispositivo de conectividade do carro, informações sobre o funcionamento do sistema de propulsão em tempo real. Além disso, há três formatos de exibição, que priorizam dados do motor elétrico, do V8 e de ambos juntos.
Design
No visual, o Corvette E-Ray é bem parecido com a versão Z06. Destaque para as rodas de liga leve com desenho exclusivo e cinco raios. Conforme a marca, elas têm 20 polegadas e 21″. Ademais, há freios da Brembo com discos de carbono-cerâmica e três configurações de ajuste da suspensão.
No total, a Chevrolet oferece 14 opções de cor para a carroceria. Há, ainda, faixas transversais, pontas de escapamento pintadas de preto e detalhes de fibra de carbono. Da mesma forma, existem várias opções de personalização para a cabine.
De acordo com a GM, as vendas do Chevrolet Corvette E-Ray 2024 começam ainda neste ano. O preço sugerido, nos Estados Unidos, onde o carro é fabricado, será de US$ 104.295 para a versão cupê. Para a conversível a tabela parte de US$ 111.295. Ou seja, são R$ 530 mil e R$ 600 mil, respectivamente, na conversão direta, sem taxas.