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Setentão, Chevrolet Corvette ganha edição especial de aniversário
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Setentão, Chevrolet Corvette ganha edição especial de aniversário

Disponível em duas configurações de 680 cv, edição especial do Corvette traz mudanças exclusivas no visual; primeira unidade será leiloada

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

26 de jan, 2022 · 6 minutos de leitura.

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Chevrolet Corvette 2023
Edição especial de aniversário do Chevrolet Corvette terá primeira unidade leiloada para caridade
Crédito:Divulgação/Chevrolet

A Chevrolet decidiu fazer uma homenagem para o Corvette, que está em sua oitava geração e está prestes a completar 70 anos de mercado. Por isso, o esportivo vai ganhar uma edição especial, chamada de “70th Anniversary Edition“. Na verdade, trata-se de um pacote que inclui mudanças no visual e acabamentos exclusivos, como, por exemplo, detalhes em vermelho nas pinças de freio e nas rodas, que agora são de fibra carbono.

O pacote inclui apenas duas cores: branco pérola metálico e preto carbono flash metálico. Além disso, terá um opcional que acrescenta listras na carroceria com tons complementares, que também incluem, nesse caso, o Cinza Satin Grey.

Chevrolet Corvette
Divulgação/Chevrolet

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O pacote especial pode ser adicionado na compra do cupê Stingray – que, na edição limitada, terá mais um opcional de cor na tampa do motor, que pode ser em Vermelho Edge. Bem como no conversível Z06, que estrou uma nova versão em 2021. Assim, ambos os modelos vem com o motor V8 LT6 5.5, que gera cerca de 680 cv de potência.

”A paixão pelo Corvette é profunda na Chevrolet e este aniversário é ainda mais especial por causa do entusiasmo e do sucesso de vendas da oitava geração do icônico carro esportivo americano”, afirmou em nota o vice-presidente de marketing da Chevrolet, Steve Majoros.

Divulgação/Chevrolet

Por dentro

No interior, o esportivo da Chevrolet ganha detalhes em vermelho nos cintos de segurança, nas costuras do volante de microfibra de camurça e nas costuras dos bancos, que agora são de couro em dois tons diferentes.

E claro, não seria uma edição especial sem um emblema. Sendo assim, todos os Corvettes 2023 terão uma placa comemorativa do 70º aniversário, que ficará na grade do alto-falante central. Além disso, o logotipo também aparece nos vidros traseiros, no estampado dos assentos e no conjunto de bagagem, que é personalizado para a linha. No mais, o protetor de para-choques e a tampa do porta-malas também ganham o emblema.

Primeira unidade leiloada

A Chevrolet ainda não revelou o preço do pacote “70th Anniversary Edition”. No entanto, é certo que ele chegue ao mercado ainda em 2022. Inclusive, a primeira unidade vai a leilão no dia 29 de janeiro na Barrett-Jackson Scottsdale, uma tradicional casa de leilões nos Estados Unidos. No evento, o piloto britânico, Oliver Gavin, apresentará o veículo. O valor arrecadado será doado para a Operation Homefront, instituição sem fins lucrativos que auxilia familías de militares veteranos.




Corvette pode virar SUV elétrico em 2025

No começo de 2021, a Chevrolet realizou uma apresentação com algumas promessas para os próximos anos. Sem citação, um estranho SUV foi visto no fundo com as luzes diurnas em LED acessas e não passou desapercebido. Com formas que lembram uma Blazer mexicana, o crossover pode ser uma releitura elétrica e anabolizada do Chevrolet Corvette, mas sem nenhuma relação técnica com o esportivo americano.

Até o momento, a montadora não falou mais sobre o assunto. Contudo, na época, o modelo estava sendo chamado internamente de “Projeto R” – ou “Brand R”. Designers da GM estão trabalhando em diversos conceitos diferentes que poderiam receber o nome do superesportivo clássico da marca.

Corvette
GM/Divulgação

Movido por energia armazenada em baterias, o novato da GM tem porte semelhante ao crossover elétrico esportivo Mustang Mach-E, da Ford. Além da estratégia parecida com a da montadora do oval azul, a GM pretende que o nome Corvette se transforme em uma família de cunho sustentável. Isso, entretanto, não faria abrir mão da tradição de alta performance.

Caso se torne realidade, o Projeto R chega ao mercado em 2025, data limite na qual a montadora se comprometeu a lançar 30 modelos elétricos.  


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Sistemas de assistência do carro podem apresentar falhas

Autodiagnóstico geralmente ajuda a solucionar um problema, mas condutor precisa estar atento

22 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os veículos modernos mais caros estão repletos de facilidades para a vida do motorista e, dependendo do nível, podem até ser considerados semiautônomos. Câmeras, sensores, radares e softwares avançados permitem que eles executem uma série de funções sem a intervenção do condutor.

As tecnologias incluem controlador de velocidade que monitora o carro à frente e mantém a velocidade, assistente para deixar o veículo entre as faixas de rolagem, detectores de pontos cegos e até sistemas que estacionam o automóvel, calculando o tamanho da vaga e movimentando volante, freio e acelerador para uma baliza perfeita.

Tais sistemas são chamados de Adas, sigla em inglês de sistemas avançados de assistência ao motorista. São vários níveis de funcionamento presentes em boa parte dos veículos premium disponíveis no mercado. Esses recursos, no entanto, não estão livres de falhas e podem custar caro para o proprietário se o carro estiver fora da garantia.

“Os defeitos mais comuns dos sistemas de assistência ao motorista estão relacionados ao funcionamento dos sensores e às limitações do sistema ao interpretar o ambiente”, explica André Mendes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

Recalibragem necessária

O professor explica que o motorista precisa manter sempre os sensores limpos e calibrados. “O software embarcado deve estar atualizado, e a manutenção mecânica e elétrica, ser realizada conforme recomendações do fabricante”, recomenda.

Alguns sistemas conseguem fazer um autodiagnóstico assim que o carro é ligado, ou seja, eventuais avarias são avisadas ao motorista por meio de mensagens no painel. As oficinas especializadas e as concessionárias também podem encontrar falhas ao escanear o veículo. Como esses sistemas são todos interligados, os defeitos serão informados pela central eletrônica.

A recalibragem é necessária sempre que houver a troca de um desses dispositivos, como sensores e radares. Vale também ficar atento ao uso de peças por razões estéticas, como a das rodas originais por outras de aro maior. É prudente levar o carro a uma oficina especializada para fazer a checagem.

Condução atenta

A forma de dirigir também pode piorar o funcionamento dos sensores, causando acidentes. É muito comum, por exemplo, o motorista ligar o piloto automático adaptativo e se distrair ao volante. Caso a frenagem automática não funcione por qualquer motivo, ele precisará agir rapidamente para evitar uma batida ou atropelamento.

Então, é fundamental usar o equipamento com responsabilidade, mantendo sempre os olhos na via, prestando atenção à ação dos outros motoristas. A maioria dos carros possui sensores no volante e desabilita o Adas se “perceber” que o condutor não está segurando a direção.

A desativação ocorre em quase todos os modelos se o assistente de faixa de rolagem precisar agir continuamente, sinal de que o motorista está distraído. Alguns carros, ao “perceber” a ausência do condutor, param no acostamento e acionam o sistema de emergência. “O usuário deve conhecer os limites do sistema e guiar o veículo de forma cautelosa, dentro desses limites”, diz Mendes.