Depois da apresentação oficial durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, agora a Chevrolet passa a vender o elétrico Bolt no Brasil. A Chevrolet manteve o preço divulgado de R$ 175 mil pela versão topo de linha Premier, a única disponível.
As vendas começam hoje (01), mas as entregas serão feitas a partir do início do ano que vem. A Chevrolet está lançando um plano de financiamento, que prevê entrada de R$ 70 mil, 47 parcelas de R$ 1.733 e uma parcela residual de R$ 52.500. Juntamente com o carro, a Chevrolet está oferendo um carregador rápido, por R$ 8.300.
O Bolt está chegando como linha 2020. Entre os itens de série, há dez air bags. São dois frontais, dois de joelhos (para motorista e passageiro), dois de cortina, dois laterais na frente e mais dois laterais atrás. Além disso, o modelo vem com bancos aquecidos e ventilados, carregador de celular sem fio, câmera de 360 graus com imagem reproduzida no retrovisor externo, tela multimídia de 10,2 polegadas, frenagem automática, etc.
Continua depois do anúncioO motor rende 203 cv de potência e 36,7 mkgf de torque. Graças a ela, o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. O Bolt ganhou nova composição química na bateria, que resultou em maior capacidade e acréscimo de autonomia. O modelo tinha 383 km, e agora saltou para 416 km. Com o carregador de 240 Volts, o tempo de carga, segundo a Chevrolet, é de nove horas. Nas estações de carregamento, que têm maior capacidade, é possível obter 160 km de autonomia em 30 minutos, garante a fabricante.
As vendas começam inicialmente em 25 concessionárias, espalhadas por 22 cidades de nove estados. A garantia do carro é de três anos, mas a bateria é garantida por oito anos. O carregador tem garantia de um ano para a instalação, e de dois anos para o equipamento. De acordo com a Chevrolet, o Bolt chega para concorrer não apenas com veículos elétricos, mas com híbridos e automóveis com motor a combustão na mesma faixa de preço. É o caso, por exemplo, do elétrico BMW i3 e de modelos como Volvo XC 40, Audi A3, Mercedes-Benz Classe A, etc.
Ao volante do Bolt
No ano passado, tivemos um rápido contato com o carro, e a primeira impressão foi muito positiva. Assim que o painel se acendeu, apareceu a informação de que, mesmo sem carga total, o carro poderia rodar até 337 km. A autonomia varia de acordo com o estilo de condução. Nominalmente, ela chega a 380 km, no modelo testado na época.
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Ao pisar com força no acelerador, a resposta é digna de esportivo. O desempenho tende a surpreender quem for levado a achar que o estilo sóbrio não reserva muita emoção ao volante. O Bolt é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, informa a Chevrolet. O motor elétrico de 200 cv de potência e 36,7 mkgf de torque é muito mais forte que o do Renault Zoe, por exemplo, com 92 cv e 22,4 mkgf. O hatch francês, porém, é mais barato. Custa a partir de R$ 149.990, e tem autonomia de 240 km.
A Nissan também vende o Leaf. O hatch japonês, produzido na Inglaterra, tem potência em um nível intermediário entre o Zoe e o Bolt. São 149 cv, e torque de 32,6 mkgf, portanto um pouco inferior ao do elétrico da Chevrolet. A autonomia estimada é de 240 km. O preço é de R$ 195 mil, e inclui um carregador de parede (wallbox). Segundo a Nissan, ele permite carga completa em oito horas.
O Bolt tem interior moderno e espaçoso, painel digital com gráficos claros e porta-malas amplo. Em uma tomada de 240 Volts, o tempo estimado de carga é de pouco mais de nove horas. A garantia é de oito anos ou 160 mil km.