A Citroën revelou na semana passada as imagens definitivas de seu carro conceito, o Cactus, para o Salão de Frankfurt. Mas ele não será apenas isso: a versão de 2007 era cotada para ser o substituto moderno do 2CV. Se isso vai se concretizar ou não ainda é um mistério. O que é certeza é que o Cactus será produzido em série, sem muitos dos elementos de carro-conceito que ele possui hoje. A versão de produção, ainda bastante disfarçada, já foi flagrada em testes de rodagem pela Europa.
Com 4,21 m de comprimento e 1,75 m de largura, já fica um pouco estranho compará-lo ao 2CV, que tinha 3,86 m de comprimento. Mas os tempos são outros, assim como as exigências de segurança, que já o deixam naturalmente maior e mais pesado. Entra nisso, por exemplo, o sistema Airbump, que você vai identificar como os tabletes de chocolate cinza que já nas portas, dianteira e traseira do carro. Essas placas cheias de ar, além de ser personalizáveis, ajudam a absorver impactos. São para-choques de ar, como o nome insinuava. E essa não é a única contribuição do ar ao Cactus.
Continua depois do anúncio
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
O conceito é o segundo a usar a tecnologia HybridAir. Pela insistência da marca em demonstrá-la, ela deve estar muito em breve em algum modelo de série, talvez no próprio Cactus de produção. E qual é a mágica? Simples: quando o carro freia, ele comprime ar em cilindros. Quando é preciso acelerar, esses cilindros liberam o ar comprimido para mover um sistema hidráulico, que ajuda o carro a voltar a se movimentar. Frenagens e acelerações são os momentos críticos de gasto de combustível. Com o HybridAir, os carros da Citroën podem ser até 40% mais econômicos. Sem o custo (alto) das baterias de íons de lítio.
Apesar de ter 21 cm de vão livre, o Cactus é relativamente baixo: tem só 1,53 m. A motorização do conceito ainda não foi revelada. Se há algo em que o Cactus e o 2CV têm em comum é a simplicidade e a filosofia “direto ao ponto”. O interior, por exemplo, não tem mais botões de ar-condicionado, som e por aí afora. Tudo é controlado por uma tela de 8 polegadas sensível ao toque, no console central. O painel de instrumentos é uma outra tela, de sete polegadas.
Para mais detalhes, espie nossa galeria abaixo.
-
-
- FOTO: MNNBVV
-
-
- Dafra Apache 150 chegará às revendas por cerca de R$ 6.200
-
-
-
-
-
-
- Kasinski Mirage 150 tem bom acabamento e tabela de R$ 5.390
-
- Aero Willys completou 50 anos na última quinta-feira
-
- Hyundai i30 parte de R$ 61.000 e já vende mais que Astra e Focus
-
-
- LF e Rafaela na Pedra Grande
-
- Volkswagen Polo 5ª geração
-
- Volkswagen Polo 4ª geração
-
-
- Foto: Arquivo/AE
-
- Obra do metrô na Av. Adolfo Pinheiro expõe trilhos da linha de bonde
-
- Obras do metrô na Av. Adolfo Pinheiro expuseram trilhos do bonde
-
- Obra do metrô na Av. Adolfo Pinheiro expõe os trilhos do antigo bonde
-
-
- Foto: Arquivo/AE
-
- Foto: Arquico/AE
-
- Obras do metrô na Av. Adolfo Pinheiro expõem antiga linha de bonde
-
- Kawasaki Ninja 250 é a moto esportiva mais vendida no Brasil
-
-
-
- Donos de Pajero TR4 2009/2010 e 2010/2010 devem procurar autorizada
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Sedã grande tem 4,87 m de comprimento e 1,78 m de largura
-
-
-
-
- Além dos motoboys, profissionais de segurança gostam da Honda Cargo
-
- Beatles atravessam a rua em Londres
-
-
- Nova geração dio Fiesta custará cerca de R$ 50 mil
-
-
-
- Sundown Motard 125 teve produção de apenas 755 unidades em 2009
-
- Linha de produtos tem ceras, xampus e produto para limpeza de pneus
-
-
- Leôncio Macambira tem dificuldade de encontrar peças para sua Fym 150
-
- Rita Gomes se decidiu pela Zafira após alugar uma (Foto: André Lessa/AE)
-
-
-
-
-
- Com motor 1.8 turbo, MG 550 terá loja na Av. Europa (Foto: divulgação)
-
- Matsui, presidente da Abraciclo, defende qualidade como fator de segurança para as motos fabricadas em Manaus (Foto: divulgação)
-
-
-
-
-
- Maior abatimento será dado à Suzuki Bandit 650S: 11,9% na 2009/10
-
-
-
- Gol teve 85.396 unidades vendidas de janeiro a abril (Foto: divulgação)
-
- Gol: 85.396 unidades vendidas de janeiro a abril (Foto: divulgação)
-
- Modelo Black 320 tem preço sugerido de R$ 15.580 (Foto: divulgação)
-
- Mercedes-Benz C 180 Kompressor: R$ 119.300 (Foto: André Lessa/AE)
-
- Scooter Prima 150 deve vir em julho por R$ 5.290 (Foto: divulgação)
-
- Honda vende adesivos para roda a R$ 29 (Foto: Mário Curcio/AE
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Chamamento inclui modelos fabricados de julho a setembro de 2009
-
-
-
-
-
- (Foto: Divulgação)
-
-
- Citroën DS3 com o estepe na tampa traseira. (Foto: Divulgação)
-
- Ano 1959, Jaguar tem motor 3.4 de 190 cv. (Fotos: Sérgio Castro)
-
-
-
- Suzuki GS500 (Foto: Divulgação)
-
- Honda Civic 2001 (Foto: José Cordeiro/AE)
-
- Foto: Divulgação
-
- Peugeot Kisbee 50 (Foto: Divulgação)
-
- Pajero Dakar 2011 (Foto: Divulgação)
-
- Mercedes-Benz S63 AMG 2011 (Foto: Divulgação)
-
- Pagani Zonda HH (Fotos: Divulgação)
-
-
- Peugeot iOn 2011 (Foto: Divulgação)
-
-
-
- RS5 tem motor V8 4.2 de 450 cv (Foto: Luís Felipe Figueiredo/AE)
-
- Divulgação
-
- Porsche Panamera (Foto: Divulgação)
-
- Chevrolet/Divulgação
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Ilustração de funcionamento do Filling Assistent da Continental (Imagem: Continental/ Divulgação)
-
- Ilustração de funcionamento do Filling Assistent (Imagem: Continental/ Divulgação)
-
- (Foto: Porsche/Divulgação)
-
-
-
-
-
- (Fotos: Audi/Divulgação)
-
-
- Com 1.519 emplacamentos de janeiro a agosto, Effa Pick UP é a de maior sucesso entre os chineses à venda no Brasil. A marca traz ainda o M100 e o ULC (van e furgão). (Foto: André Lessa/AE)
-
- Foto: Epitacio Pessoa/AE
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- (Fotos: Sérgio Castro/AE)
-
-
- (Fotos: BMW/Divulgação)
-
-
-
- Na Golden Classics, pagamento dos modelos pode ser feito em dez parcelas (Foto: Sérgio Castro/AE)
-
- Loja Só Fuscas é especializada no carrinho da VW. Este, de 1961, custa R$ 21 mil
-
-
-
-
-
-
- (FOTOS: SÉRGIO CASTRO/AE)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- (Fotos: Subaru/Divulgação)
-
-
-
-
-
- Fotos: Sergio Castro/AE
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- (Foto: GM/Divulgação)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Vista da serra a partir da curva da alegria. Foto: Marcio Fernandes/Estadão
-
-
- Eu e meu pai, meu companheiro nesta viagem. Foto: Márcio Fernandes/Estadão
-
-
- Árvore solitária no meio de uma plantaçao nova de cana de açucar no interior do Estadao de São Paulo. Foto: Márcio Fernandes/Estadão
-
- Beira Rio, local de onde saem os barcos para passeio no Rio Preguiça. Foto: Márcio Fernandes/Estadão
-
- Beira Rio, local de onde saem os barcos para passeio no Rio Preguiça. Foto: Márcio Fernandes/Estadão
-
- Cachos de buriti. Foto: Márcio Fernandes/Estadão
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-