Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

05/06/2023 - 12 minutos de leitura.

Civic Type R é o Honda mais caro da história no Brasil; veja o preço

Honda Civic Type R une motor 2.0 turbo de 297 cv e câmbio manual de seis marchas; hatch tem preço de R$ 429.900, veja as primeiras impressões

Civic Type R vem com motor 2.0 que adota novo turbocompressor e, com isso, teve potência aumentada para quase 300 cv Crédito: Vagner Aquino/Jornal do Carro

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De olho nos consumidores que estão carentes de hatches esportivos, mas que podem se encantar pelo Toyota Corolla GR (em breve no Brasil), a Honda se antecipou e lança o Civic Type R. Disponível pela primeira vez no País, o “hot hatch” usa a base da 11ª geração do Civic, mas, como diferencial, herda a tecnologia da Fórmula 1. Para isso, conta com motor 2.0 turbo de quase 300 cv e câmbio manual de seis marchas, algo raríssimo entre esportivos.

Para começar, vale destacar a mecânica do Civic Type R. O motor é o mesmo da geração anterior, mas foi modificado pela engenharia da marca. Assim, este novo Type R é o mais rápido já feito pela Honda. São 297 cv de potência e 42,8 mkgf de torque máximo a partir de 2.600 rpm. A velocidade máxima e o zero a 100 km/h não foram divulgados pela Honda.


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Honda/Divulgação
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Como é o Honda Civic Type R na pista

Neste primeiro contato no autódromo Velocitta, no interior paulista, ficou a sensação de que o Civic Type R leva pouco mais de 5 segundos para arrancar de zero até 100 km/h. Além da aceleração vigorosa, o esportivo conta com o câmbio manual de seis marchas. Algo “retrô” ou até ultrapassado para alguns. Mas, para outros, é um deleite. E os engates curtos garantem boa dose de diversão ao volante. Seja em pista ou para um passeio em família, por que não?

Vagner Aquino/Jornal do Carro

Ainda sobre o câmbio, cabe dizer que o componente tem recursos exclusivos no Civic Type R. A Honda explica que o “rev-match control system”, por exemplo, garante uma sincronia de rotações nas reduções de marchas. Ou seja, evita um eventual desequilíbrio em entrada de curva, inclusive na redução da segunda para a primeira marcha. Na prática, o sistema realiza o “punta taco” de forma automática, sempre que detecta uma redução de marcha.


Explicações técnicas

O motor 2.0 DI turbo a gasolina tem quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote e abertura variável (VTC) na admissão e no escape. De acordo com a Honda, esses sistemas permitem elevada precisão da mistura ar/combustível e dos gases resultantes da queima nos cilindros. Assim, melhora a performance em altas rotações e entrega mais eficiência em baixo giro – o que é interessante, embora não seja um foco no modelo.

Modos de condução

Além de ficar “grudado” no banco, que tem formato tipo concha, o motorista consegue sentir a precisão da direção e da suspensão, que vem com eixo duplo na dianteira e braços múltiplos atrás. Os quatro amortecedores adaptativos têm ainda um ajuste que limita a rolagem da carroceria. Tudo isso é notado pelo motorista no volante revestido com Suede.

Mas tudo pode mudar. Basta escolher um dos quatro modos de condução disponíveis: Comfort, Sport, +R e Individual. Por meio deles, dá para mexer na resposta do acelerador, na rigidez da suspensão, bem como na assistência de direção, no gerenciamento do motor, na rigidez dos amortecedores e no ronco do escapamento. O layout do painel também muda.


Com tantos predicados, o Civic Type R, não à toa, levou o título de carro de tração dianteira mais rápido do mundo. O recorde veio após o hatch esportivo cravar o tempo de volta de 7 minutos e 44,881 segundos no circuito de Nürburgring, na Alemanha.

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Um Civic “anabolizado”

Mas de nada adiantaria tanta engenharia se o design não colaborasse. Pois, no Type R, cada detalhe remete ao desempenho do modelo. A começar pela dianteira, que tem entrada de ar central no capô (feito de alumínio) para arrefecer o motor. Ao contrário do Civic convencional, a grade de baixo é enorme e traz o logotipo da Honda com fundo vermelho. A mesma cor está na letra “R” da inscrição Type R, colada no canto da grade.


Vagner Aquino/Jornal do Carro

Ademais, o Civic Type R tem saias laterais e rodas de 19 polegadas com aros mais finos, que deixam os freios da Brembo à mostra. O modelo vem de fábrica com pneus 265/30 ZR19 feitos em parceria com a Michelin. Os compostos têm ranhuras que ajudam na aderência. Mas a cereja do bolo é o enorme aerofólio na traseira. A peça aumenta a pressão aerodinâmica (downforce) e não atrapalha a visão do motorista pelo retrovisor interno. Por fim, o hatch esportivo tem difusor traseiro com três saídas centrais de escape, que deixam o visual mais agressivo.

Vagner Aquino/Jornal do Carro

Nas dimensões, o Type R ganhou 15 mm de largura e ficou 28 mm mais baixo em relação à geração anterior. De acordo com a ficha técnica da Honda, as medidas ficam assim: 4,60 metros (comprimento), 1,89 m (largura), 1,41 m (altura) e 2,74 m de entre-eixos.

Cores e interior

A paleta de cores tem apenas quatro opções. São elas: Racing Blue Pearl (azul), Rallye Red (vermelha), Championship White (branca) e Crystal Black Pearl (preta). Mas, o tom que predomina na cabine é o vermelho. Em nome da esportividade, o Civic Type R traz a cor nas costuras dos bancos, do volante, da coifa do câmbio e do apoio de braços, bem como no assoalho e tapetes. Bancos e volante, aliás, têm regulagens manuais. O acabamento é excelente e mescla alumínio com materiais de superfície macia. Tem também uma placa com a numeração no painel.

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De série, o hatch esportivo da Honda vem com carregador por indução, multimídia com tela de 9″ e conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, som premium da Bose com 12 alto-falantes, ar-condicionado digital de duas zonas e pedaleiras de alumínio.

O Civic Type R tem quadro de instrumentos digital. Nela, o layout muda quando se aciona o modo “+R”. Assim, lembra um carro de corrida, com informações voltadas para a condução em pista fechada. Destaque para o conta-giros digital, que ocupa toda a parte superior da tela.

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Por falar em suporte para pista, a marca traz uma novidade no Civic Type R. Trata-se do aplicativo Honda LogR, que exibe dados de desempenho em tempo real. A tecnologia (gratuita, por ora) está disponível no multimídia do carro ou via app para smartphones. Nela, dá para analisar os dados da pilotagem e até pegar dicas para aperfeiçoar o desempenho, com pontuação. Os dados, aliás, podem ser compartilhados com outros proprietários de Civic Type R. Ou seja, a brincadeira está lançada.

Segurança

Além de 10 airbags, o Civic Type R tem vários outros equipamentos de segurança. O Honda Sensing, por exemplo, reúne os assistentes de condução. No pacote, há desde controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem para mitigação de colisão, até sistema de permanência de faixa, de evasão de pista (com ajuste de direção) e farol alto automático. Por fim, a lista incluí frenagem de emergência, sensor de pressão dos pneus e câmera de ré, entre outros itens.

Preços e pacote opcional

Como único item opcional, a Honda oferece o pacote “Traffic Alert”. Nele, tem alerta de veículo em ponto cego e monitoramento de tráfego cruzado na traseira pelo preço de R$ 5.000. Assim, o Civic Type R tem preço inicial de R$ 429.900 e alcança R$ 434.900 completo. Vale lembrar este primeiro lote, com apenas 17 unidades, é composto apenas pela versão completa. Até o fim do ano, a marca importará total de 100 unidades do Japão.


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