Você está lendo...
Decreto do carro popular deve derrubar preço de usados e seminovos
Mercado

Decreto do carro popular deve derrubar preço de usados e seminovos

O preço dos carros usados e seminovos deve cair após o decreto do carro popular com a redução do preço dos veículos novos em até 10,96%

Ana Carolina Bilatto, Especial para o Jornal do Carro

01 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

onix hb20 seminovos usados carro popular
Mercado de usados tem boas opções de até R$ 50 mil
Crédito:JF DIORIO / ESTADÃO

O preço dos carros seminovos e usados também deverá cair quando o governo anunciar as regras para o carro popular na próxima semana. O programa de incentivo à indústria promoverá cortes de até 10,96% no IPI e no PIS/Cofins para reduzir os preços dos carros novos. Conforme informou o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), os descontos nos impostos vão depender da eficiência energética e da quantidade de peças nacionais.

As regras serão anunciadas até o fim da próxima semana. Até lá, o setor automotivo deve sofrer uma queda nas vendas, de acordo com Cassio Pagliarini, sócio da Bright Consulting. “O mercado de novos estacionou. Ninguém vai comprar até sair o novo decreto”, afirma o consultor.



usados e seminovos Gol carro popular
Sergio Castro/Estadão

Publicidade


O presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos (Fenauto), Enilson Sales, acredita na paralisação das vendas enquanto não houver definição das regras.

Dessa forma, Sales diz que haverá queda de preços a curto prazo no mercado de seminovos e usados. Para o presidente da Fenauto, o mercado vai acompanhar o de novos. Contudo, não é possível determinar o percentual da redução, pois depende do novo decreto.

VEJA TAMBÉM
Gasolina deve subir na maioria dos Estados com nova cobrança do ICMS; entenda
Carro popular: quanto você pagará a menos nos financiamentos com a redução de preços?


Carros usados e seminovos vão desvalorizar

Em resumo, o diretor executivo da Bright Consulting, Paulo Cardamone, avalia que, se o preço dos carros de até R$ 120 mil, que hoje representam 47% do mercado, recuar entre 5% e 7%, o mesmo percentual de queda será visto nos seminovos e usados.

Segundo os especialistas, as vendas diretas, por exemplo, respondem por cerca de metade das vendas de novos. Hoje, o percentual está em 40%. De qualquer forma, Sales diz que as medidas são positivas para os mercados e que podem movimentar o setor. Atualmente, os emplacamentos de carros usados estão aquecidos porque os veículos estão mais acessíveis, com o preço de “carro popular”. Assim, a medida pode trazer mudanças significativas.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


Novo Renault Megane é elétrico e volta neste ano ao Brasil
Deixe sua opinião