Dois dos modelos mais descolados da Mercedes-Benz ganharam o tempero que faltava para conquistar a juventude entusiasta. Os novos Classe A e CLA agora têm versão AMG 45, preparadas pela divisão esportiva da marca. O caráter apimentado do A e do CLA 45 AMG está em cada detalhe: no visual agressivo, no temperamento explosivo e no barulho empolgante.
Esta é a segunda geração dos modelos AMG 45. Depois de Classe A e CLA 45 AMG – agora um cupê de quatro portas, não mais um sedã –, estará também na perua CLA Shooting Brake – que não vem ao Brasil. Por aqui, as versões esportivas dos dois modelos chegam em março e ainda não têm preço definido.
Os compactos esportivos trazem motor novo. O 2.0 turbo de quatro cilindros tem duas versões de potência, 387 cv ou 421 cv, que está nas opções S. Para o Brasil, virá apenas a mais forte. Esse propulsor, na comparação com o dos AMG 45 anteriores, ganhou 40 cv. Alguns componentes, como o turbocompressor, foram virados para trás (180°).
De acordo com a Mercedes-Benz, essa solução ajudou a abaixar o centro de gravidade dos carros. Com amplo uso de alumínio, o motor pesa 160 quilos. Por ter turbo e compressor, o 2.0 entrega seu torque máximo de 51 mkgf a 5.000 rpm, rotação bem mais alta do que os que trazem apenas turbina convencional.
Vídeo: Teste do AMG CLA 45 no circuito de Jarama
A Mercedes-AMG usou algumas soluções para melhorar a rigidez torcional do A e do CLA 45 AMG. Uma delas é a instalação de uma placa de alumínio sob o cofre do motor. Com tração nas quatro rodas – a das versões convencionais é frente –, os AMG 45 têm diferencial traseiro eletromecânico.
O sistema traz comando eletrônico para distribuir melhor a força entre as duas rodas de trás, conforme demanda. Isso, junto com outras soluções de auxílio à estabilidade, transforma o A e o CLA 45 AMG em devoradores de curvas.
Visual do Classe A e CLA 45 AMG
A grade frontal segue o estilo de toda a linha Mercedes-AMG. Chamada de Panamericana, é igual à do “rei” dos modelos da divisão esportiva, o AMG GT. Para-choques e entradas de ar são mais agressivos.
Nos dois compactos, as rodas de 19 polegadas podem ter acabamento escuro. Atrás, os para-choques têm desenho exclusivo e o logo da divisão esportiva está gravado nas duas saídas cromadas do escapamento.
No hatch, chama a atenção a grande asa instalada no teto, sobre o espia traseiro.
Cabine esportiva
Com logotipos da divisão esportiva por todos os lados, muito aço escovado, alumínio e couro perfurado, a cabine dos novos AMG 45 é pura esportividade e tem ergonomia caprichada.
Os bancos esportivos têm apoio de cabeça integrado e apoios laterais bem grandes, que dão boa sustentação ao corpo. Para motoristas baixos, essas abas acabam limitando os movimentos dos braços e podem atrapalhar as reações em situações críticas, como nas curvas do circuito de Jarama, nos arredores de Madri, onde os carros foram avaliados.
LEIA TAMBÉM
Os bancos do A e do CLA 45 AMG têm ajuste de altura, mas em qualquer situação o motorista fica em posição baixa, bem próximo do assoalho – isso sem comprometer a visibilidade. O volante é da linha esportiva AMG, com base reta. Ele pode vir revestido de couro perfurado ou Alcantara.
O sistema de conectividade MBUX é item de série. Os dados do painel de instrumentos e da central multimídia são projetados em duas telas de 10,25 polegadas cada, que formam um conjunto único. A que fica à frente do motorista é comandada por meio de botões no volante. A que fica sobre o consoles também é sensível ao toque.
O MBUX é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e traz um assistente pessoal com inteligência artificial. Ele é capaz de executar diversas funções por meio de comando de voz, e ao longo do tempo vai aprendendo parâmetros como a maneira de falar do motorista e suas preferências.
De sedã a cupê
O novo CLA chegará ao País em outubro na versão 250, mais simples que a AMG 45. O modelo, que surgiu como um sedã, passou a ser classificado pela Mercedes como cupê.
A lacuna criada pela mudança foi preenchida pelo Classe A Sedan, que acaba de ser lançado no Brasil.
Na pista
Jarama sediou dez corridas de Fórmula 1 no decorrer dos anos 60, 70 e 80. O último campeão foi Gilles Villeneuve, em 1981. Acabou saindo do calendário por não agradar os pilotos. É cheia de curvas de lenta e média velocidades, e tem raros pontos de ultrapassagem.
Para testar modelos como os compactos AMG 45, no entanto, Jarama se mostrou a pista perfeita. Seus trechos travados permitiram concluir que a rapidez de saída de curvas dos dois modelos é o ponto mais forte. Principalmente no modo Race de condução, o mais esportivo.
Essa função dá mais precisão à direção e firmeza à suspensão esportiva da AMG. Altera também as maneiras de ação de motor, câmbio e ESP – que tem três estágios diferentes.
Testamos a função Race no CLA 45 AMG S, que demonstrou extrema facilidade para atacar o ponto de tangência e sair das curvas em disparada. No Sport Plus e no Sport, surge uma leve tendência a escapadas de dianteira na hora de entrar nas curvas, principalmente no A 45 AMG.
Os demais modos são o confortável e para piso escorregadio, não acionados na pista. Já o individual permite personalizar separadamente a ação de cada componente.
Os freios esportivos têm muita eficiência e não estancam os carros além do necessário. Nas frenagens mais fortes, ambos apresentam tendência de levantar levemente a traseira – sensação mais notável no CLA.
Ronco do quatro-cilindros
É no modo Race, o motor gira sempre muito alto e ronca forte nas acelerações, dando a impressão de ter mais que quatro cilindros. Porém, esse ruído é escutado apenas dentro da cabine. Para quem vê os carros de fora, o ronco não impressiona.
Rápido e preciso, o câmbio automatizado tem oito marchas e duas embreagens. Ele ajuda a levar o A 45 S de 0 a 100 km/h no mesmo tempo do C 63 Coupé S (equipado com um V8): 3,9 segundos. Para o cupê, são 4 s.
A JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA MERCEDES-BENZ
FICHA TÉCNICA
Motor – 2.0, 4 c., 16V, turbo e comp., gas.
Potência (cv) – 421 a 6.750 rpm
Torque (mkgf) – 51 a 5.000 rpm
Câmbio – Automatizado, 8 marchas
Tração – Integral
Suspensão – Independente na frente e atrás
Freios – Discos ventilados na dianteira e traseira
0 a 100 km/h – 3,9 s (hatch); 4 s (cupê)
Velocidade máxima – 270 km/h
Porta-malas – 370 l (hatch); 460 l (cupê)
Comprimento – 4,45 metros (hatch); 4,69 metros (cupê)
Peso – 1.550 quilos (hatch); 1.600 quilos (cupê)
FONTE: MERCEDES-AMG