O estado de Colorado, nos Estados Unidos, anunciou um acordo com várias montadoras para adotar o mesmo plano “zero emissões” que foi implantado no estado da Califórnia. A ideia é que a partir de 2023, tenham mais carros elétricos graças a um programa de créditos.
Os créditos virão para as empresas que começarem a vender carros elétricos dois anos antes do programa entrar em funcionamento. Além disso, poderão receber créditos “conquistados” em outros estados. Entre as marcas que assinaram o acordo com o Colorado estão GM, VW, Toyota e Hyundai.
- AVALIAÇÃO: Elétrico Nissan Leaf
- Kicks será o primeiro Nissan híbrido feito no Brasil
- Carro elétrico e baterias vão mudar o vocabulário de componentes
O acordo do estado com as marcas deve ser aprovado até o final do mês em uma comissão. A proposta, que segue as condições da Califórnia, vão contra a proposta do presidente dos EUA, Donald Trump. O mandatário quer revogar as regras de emissões impostas durante o governo Obama, e liberar índices maiores de poluição no País.
Além do Colorado, Connecticut, Maine, Maryland, Massachusetts, New Jersey, New York, Oregon, Rhode Island and Vermont também aderiram o projeto nos moldes da Califórnia. Até 2025, 8% dos carros registrados na Califórnia deverão ser elétricos ou híbridos plug-in, que podem ser recarregados por uma tomada, apesar de ter um motor a combustão também.
Os 20 carros mais vendidos do Brasil em julho: