Diogo de Oliveira, special para o Estado

21/10/2020 - 7 minutos de leitura.

Com 7 lugares, SUV Mercedes-Benz GLB 200 é lançado por R$ 299.900

Utilitário inédito desembarca do México com o motor 1.3 turbo a gasolina desenvolvido com a Renault; marca alemã quer a liderança da categoria SUV de luxo com o GLB

GLB
Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition é o novo SUV de 7 lugares da marca alemã Crédito: Mercedes-Benz/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Mercedes-Benz lança oficialmente no Brasil o GLB, novo SUV de sete lugares que estava em pré-venda desde setembro. Posicionado entre o GLA e o GLC, o inédito modelo chega importado do México na versão de lançamento 200 Launch Edition, ao preço de R$ 299.900. Com o GLB, a marca alemã quer liderar as vendas de SUVs de luxo, hoje com o rival BMW X1.

Revelado há um ano, o Mercedes-Benz GLB tem nos sete assentos o seu grande trunfo. Com 4,63 metros de comprimento e 1,83 metro de largura, o SUV é longo. Mas tem praticamente a mesma largura do BMW X1, que mede 4,44 m e leva cinco passageiros, e do Volvo XC40, com 4,42 m. O único adversário de luxo similar em tamanho e número de assentos é o Land Rover Discovery Sport.

O Mercedes-Benz GLB 200, portanto, vai disputar vendas entre os SUVs compactos de luxo, e a montadora está confiante no sucesso do modelo. A expectativa inicial é de vender 200 carros/mês, mas a marca confirmou que vai lançar mais versões nos próximos meses, o que pode aquecer a demanda pelo utilitário mexicano e até baixar o preço, já que a versão Launch Edition é super equipada.



Motor turbo feito com a Renault

O Mercedes-Benz GLB desembarca em solo brasileiro com apenas uma opção de conjunto mecânico. O motor 1.3 turbo 4-cilindros a gasolina foi desenvolvido em parceria com a Renault e também chegará aos carros da francesa. São 163 cv de potência e um torque máximo de 25,5 mkgf disponível desde 1.620 rotações. O gerenciamento é feito pelo câmbio 7G-DCT de dupla embreagem e 7 marchas.

O motor traz um moderno sistema de desativação de dois cilindros. O recurso é acionado de forma automática em condições de velocidade constante, para poupar combustível. Já a transmissão oferece quatro modos de condução: Comfort, Sport, Eco e Individual, em que o condutor ajusta a seu gosto. Só faltou o 4×4. Feito sobre a plataforma de compactos da marca, o GLB tem tração dianteira.

mercedes-benz; glb; glb 200; launch edition; SUV; sete lugares
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Porta-malas de 500 litros

Além de receber até 7 passageiros, o Mercedes-Benz GLB tem no porta-malas outro belo atrativo. Com as três fileiras de bancos rebatida, a capacidade naturalmente é modesta: 130 litros. Contudo, o bagageiro passa a comportar 500 litros com a terceira fila rebatida. E chega a 1.680 litros com as duas fileiras de trás dobradas – considerando o espaço até o teto.

A cabine do Mercedes GLB, por sinal, promete ser uma das mais espaçosas da categoria. Graças ao entre-eixos de 2,83 metros, que foi determinante para a oferta dos 7 lugares.

Assistente virtual e telas de 10 polegadas

Como é de praxe na gama Mercedes-Benz, o GLB 200 Launch Edition chega super equipado. A estratégia nesse começo é oferecer tudo e mais um pouco, sobretudo entre os itens de conforto. Há ar-condicionado de duas zonas, teto solar panorâmico, abertura elétrica da tampa traseira, faróis e lanternas Full LED, rodas AMG de 19 polegadas e bancos dianteiros elétricos com memória.

O painel traz o estilo já presente nos demais veículos da marca, com as duas telas de 10,25 polegadas integradas em um cluster no topo. Um dos visores fica atrás do volante e exibe os instrumentos e dados de bordo, podendo ter o estilo personalizado. A segunda tela é da central multimídia MBUX, que traz a assistente virtual da marca e pode ser acionada por voz.

Em relação aos sistemas de segurança, o GLB 200 Launch Edition também vai agradar. Quase todos os recursos mais modernos da marca estão disponíveis na versão Launch Edition. Há assistente ativo de direção, alerta de ponto cego, frenagem de emergência, Brake Drying (mantém os freios secos em dias de chuva), oito airbags e até um assistente de desembarque, que avisa caso outro veículo se aproxime.

Vendas pelo Facebook e Instagram

Com uma estratégia de vendas digital, a Mercedes-Benz vai comercializar o GLB 200 também pelas redes sociais. A montadora criou uma loja virtual e vai usar o Facebook e o Instagram para divulgar e direcionar potenciais clientes interessados pelo novo SUV da marca. O modelo, claro, também será vendido na rede autorizada, que conta atualmente com 54 pontos de vendas no Brasil.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais