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Com aposta em híbridos, Toyota deve anunciar lucros maiores que rivais
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Com aposta em híbridos, Toyota deve anunciar lucros maiores que rivais

Em breve, Toyota vai anunciar os resultados de 2023 e especialistas apostam que marca japonesa deve vencer rivais por apostar em híbridos

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

05 de fev, 2024 · 5 minutos de leitura.

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toyota
Toyota vai apostar em diversas opções de motorização
Crédito:Toyota/Divulgação

No começo deste ano, o presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, anunciou que a empresa vai manter a produção de motores a combustão. Assim, o objetivo é continuar a oferecer várias opções de tecnologia, apostando principalmente em híbridos. Com essa estratégia, a montadora japonesa adota uma postura diferente de outras marcas, que apostam nos modelos elétricos. Seja como for, nessa linha, a Toyota pode conseguir resultados maiores que as rivais.

Embora as vendas de carros elétricos tenham crescido, há ainda alguns empecilhos para as marcas e os compradores. Nos Estados Unidos, por exemplo, as elevadas taxas de juros fazem com que as fabricantes recuem na produção de carros elétricos. Além disso, torna os modelos mais caros para o público. Assim, dificulta o processo de vendas.



Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota

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Em contrapartida, a Toyota deve oferecer uma melhor perspectiva, já que grande parte dos consumidores que opta por um veículo eletrificado, vem apostando em híbridos. Para se ter uma ideia, a categoria representa um terço das vendas totais da marca, que alcançou mais de 10 milhões em 2023.

“Quase todos os modelos que vendemos agora são exclusivamente híbridos ou possuem uma variante híbrida”, disse o gerente geral da Walser Toyota, uma concessionária em Minnesota, Greg Davis, à Reuters. Nessa linha, a Toyota pretende tornar o Camry no seu sedã mais vendido nos EUA. O modelo, aliás, conta apenas com opção híbrida. E, de acordo com a marca, a próxima geração seguirá a mesma estratégia.

Estratégia pode oferecer riscos

Aliás, mesmo com o aumento nas vendas da marca, alguns especialistas apontam que o plano da Toyota pode oferecer um grande risco. Afinal, a categoria de elétricos pode voltar a crescer. Assim, a fabricante estaria atrasada na produção de veículos puramente a bateria. Ao todo, a Toyota vendeu cerca de 104 mil modelos 100% elétricos em 2023. Ou seja, representa apenas 1% de suas vendas totais, que incluem os modelos da marca de luxo, a Lexus.


Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota

“O maior risco da Toyota é sobre a adoção de BEVs (VEs a bateria) pelos consumidores. Se a adoção de BEVs pelos consumidores mudar novamente e acelerar, a Toyota pode não estar totalmente preparada com soluções competitivas de BEV”, disse Stephanie Brinley, diretora associada da S&P Global Mobility.

Toyota vendeu mais híbridos nos EUA

Seja como for, segundo o site Autoblog, as vendas de híbridos nos EUA vêm aumentando por conta dos altos preços de modelos elétricos. Além disso, há também uma preocupação forte em relação a autonomia. No entanto, por conta da alta demanda, o tempo para receber o veículo também aumentou. O prazo de entregas da Toyota, por exemplo, está cada vez maior. Mas, mesmo com a demora, a montadora japonesa se tornou a maior vendedora de híbridos no país norte-americano, segundo os dados da S&P Global Mobility.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.