O desembarque no Brasil acontece já no comecinho de maio. Essa é a promessa que a BMW acaba de fazer sobre a chegada do esportivo M3 no País, que terá duas versões de acabamento, motor biturbo com 510 cv de potência e preços a partir de (absurdos!) R$ 757.950 na versão Competition. A topo de linha Competition Track custa R$ 849.950. O atraso em relação à Europa é de seis meses.
A começar pela mecânica, o novato da marca alemã está 79 cv mais potente que sua geração anterior. O torque do motor 3.0 com seis cilindros em linha é de 66,3 mkgf na faixa entre 2.750 rpm e 5.500 giros. A transmissão M Steptronic com sistema Drivelogic tem oito marchas. Em números, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. A velocidade máxima fica em 290 km/h (limitada eletronicamente).
A tração do M3 é integral, entretanto, é possível selecionar o ajuste 2WD (tração traseira) por meio do seletor do modo de condução. Em síntese, a opção 4WD Sport mantém a tração integral, mas privilegia a tocada esportiva enviando mais força às rodas traseiras. A suspensão é adaptativa.
Visual segue linha BMW
Na aparência, a sexta geração do M3 segue a nova identidade da marca. Destaque para a grade dianteira de gosto duvidoso, exageradamente ampliada até o para-choque, assim como visto em outros modelos da BMW. Para a carroceria, opções de cores amarela São Paulo, azul Portimão, branca Alpino, cinza Brooklyn, preta Safira, verde Isle of Man e vermelha Toronto.
O pacote M Track oferece, a princípio, freios de carbono-cerâmica, rodas na cor preta, pneus semi-slick e faróis escurecidos. Partes de plástico reforçado com fibra carbono, como estrutura dos bancos concha, capas dos retrovisores externos, spoiler e apliques nos para-choques, também fazem parte do conjunto.
Tecnologia
Desenvolvido para uso em pistas, o M Drive Professional, em síntese, ajuda o motorista/piloto na busca pela perfeição, seja do traçado ou da volta. Os recursos incluem o M Drift Analyzer, que registra a duração, distância percorrida, linha e ângulo de um drift com classificação exibida no display. O M Laptimer fornece tempos de volta e análise de performance. Por fim, o M Traction Control ajusta aceleração, curva de torque e programação dos sistemas de controle de tração e de estabilidade.
Além de Parking Assistant Plus com Reversing Assistant, faróis BMW Laserlight e head up display específico da série M, o sedã tem carregamento sem fio para smartphones, ar-condicionado de três zonas e BMW ConnectedDrive. Para fechar, tem modos de condução Sport e Sport+ que, na prática, aumentam a intensidade do ronco do escapamento.