Você está lendo...
Combustível mais caro: Vale a pena abastecer o carro longe de casa para pagar menos?
Manutenção

Combustível mais caro: Vale a pena abastecer o carro longe de casa para pagar menos?

Busca pelo litro de combustível mais barato pode oferecer armadilhas, como usar gasolina e etanol de baixa qualidade. Veja dicas para poupar

Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

14 de jul, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Postos de combustíveis
Postos de combustíveis
Crédito:Consumidores continuam formando filas para abastecer (Foto: Epitacio Pessoa/Estadão)
Postos de combustíveis

Após mais um aumento nas refinarias, o preço do combustível disparou, chegando a um valor nacional médio de R$ 5,91 pelo litro da gasolina. Como efeito imediato, o consumidor busca alternativas para economizar combustível, ou, ao menos, pagar pelo valor anterior ao reajuste. Visto isso, uma das alternativas adotadas por alguns motoristas é abastecer em locais fora da sua rota diária, para tentar fazer economia.

Mas será que compensa?

De fato, a conta parece simples, “mas depende de muitos fatores e pode ser imprecisa“, explica Rogério Gonçalves, engenheiro automotivo da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Condições como consumo do carro, distância em quilômetros da residência (ou da rota diária), o quão mais barato é o combustível neste posto e, principalmente, sua qualidade, precisam ser levados em consideração.

Publicidade


Como a octanagem do combustível afeta o desempenho do carro?abastecer
Nas refinarias, valor do diesel aumentou 6,3%. Por sua vez, a gasolina teve alta de 3,7% Reprodução/Agência Brasil

Se a variação de preço for muito grande, desconfie

“Caso o preço da gasolina for muito menor do que em outros postos, vale ficar atento. Se a diferença for enorme, a gente precisa desconfiar”, aconselha o engenheiro da AEA. Na capital paulista, por exemplo, o valor pago pelo litro do combustível pode variar muito e, assim, apresentar uma diferença superior a R$ 2.

Todavia, o preço médio do litro por região ou bairro não costuma ter grandes discrepâncias. Ou seja, se for muito mais barato, deve-se desconfiar. De quebra, o combustível de má qualidade não rende. Ou seja, o carro gasta mais e ainda pode prejudicá-lo.


O engenheiro Rogério Gonçalves indica abastecer em postos localizados no caminho. Ou próximos da rota diária, para, dessa forma, economizar alguns centavos por litro. “Vale procurar por postos maiores. Ou com grande rotatividade. Desta forma, você garante que o seu carro utilize uma gasolina constantemente renovada“, explica.

gasolina
O famoso “anda e para” no vias congestionadas pode elevar o consumo de combustível. O ideal é procurar uma condução mais suave no trânsito. Daniel Teixeira/Estadão

Dicas valiosas para reduzir o consumo (e os gastos)

Algumas dicas para poupar combustível parecem repetitivas, mas são certeiras. “São cuidados básicos, tais como estar com a manutenção em dia, trocar os filtros no prazo informado pelo fabricante. Sobretudo o filtro de ar do motor. E calibrar os pneus periodicamente, uma vez que pneus murchos aumentam muito o consumo“, comenta Rogério.


Além disso, vale procurar rotas menos congestionadas. Assim, não vai utilizar tanto o acelerador e o freio. Arrancadas e freadas bruscas podem deixar o carro mais beberrão.

Da mesma forma, uma condução mais suave no trânsito ajuda a salvar alguns litros de combustível no caminho.

Manter o tanque mais cheio do que vazio ajuda a reduzir o consumo de combustível?

Aos mais atentos ao consumo, e com maior disponibilidade de tempo, vale até abastecer regularmente de modo que o tanque não fique vazio. Rogério explica que, quanto mais cheio o tanque, menor evaporação você tem. Assim, quanto menos combustível disponível no reservatório, menor a quantidade do líquido que evaporará.


Nesse sentido, deixar o carro por muito tempo exposto ao sol pode fazer com que o tanque esvazie mais rapidamente.



Aplicativos podem ajudar na economia

Cabe lembrar que existem uma série de aplicativos para Android e IOS que encontram os postos próximos de sua localização, mostram a bandeira do estabelecimento, e até o preço vigente da gasolina, etanol e diesel.

O próprio Waze, por exemplo, aponta por postos de gasolina próximos ou na rota. Portanto, basta adicionar o símbolo da bomba de combustível na aba “Adicionar Parada”.


Programa de pontos

Alguns aplicativos de fidelidade, tais como o Abastece aí, para rede Ipiranga; Premmia, para os posto BR; ShellBox, para a rede Shell, podem ajudar a economizar por meio de programas de pontos e cashback.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião