Quem tem família grande e precisa de um carro de sete lugares tem poucas opções mais em conta no mercado, especialmente no que diz respeito a veículos zero km. Existem apenas dois modelos novos que levam mais que cinco pessoas por menos de R$ 150 mil: o Citroën C3 Aircross e a Chevrolet Spin. E isso porque o modelo da marca francesa só estreou no início deste ano, enquanto a minivan da GM já tem bons anos de estrada nas costas.
Mas independentemente da longevidade, ambos são as principais escolhas para os consumidores que precisam transportar mais gente no carro. Desse modo, colocamos frente a frente as duas versões de topo para mostrar as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
O C3 Aircross Shine Turbo 200, tabelada a R$ 138.590, recentemente recebeu um desconto e sai atualmente por R$ 120.190. Já a Spin Premier custa R$ 149.250, mas neste mês é possível encontrar algumas ofertas interessantes por conta da Black Friday. Mesmo assim, a diferença é significativa. Qual dos dois vai conquistar seu coração?
Espaço para sete lugares
Um dos principais quesitos para quem procura um carro de sete lugares está na questão do espaço. Apesar de ser 10 centímetros maior no comprimento, a Spin tem 5 cm a menos na distância entre os eixos. Isso significa menos espaço interno, algo muito importante quando pensamos em modelos com dois assentos extras. Assim, quem vai na terceira fileira se acomoda melhor no C3 Aircross.
Apesar de a minivan ter o banco da segunda fileira corrediço, os passageiros que viajam ali ficam prejudicados caso o intuito seja dar uma folga para quem vai atrás. Ou seja, um sacrifício que no final das contas deixa todo mundo apertado da mesma forma. Contudo, a posição das pernas é mais confortável na Spin, uma vez que o ângulo dos joelhos fica bem mais elevado no modelo francês.
Já quando falamos de porta-malas, o Aircross sai em desvantagem. Com sete assentos, há menos de 50 litros disponíveis no bagageiro. Sem a terceira fileira após a remoção dos dois bancos, contudo, o volume sobe para 493 l. A minivan da GM, com os sete bancos, ainda consegue carregar 162 l – o que é mais do que leva um Suzuki Jimny, por exemplo. Já com a última fileira rebaixada, a capacidade chega a 553 litros. Ponto para a Spin.
Acabamento e equipamentos
Design é um conceito subjetivo, mas ambos os carros têm linhas modernas, talvez com mais ousadia da parte do francês. Renovada no começo deste ano, a longeva minivan recebeu um visual mais atualizado com o restante da família Chevrolet. Mas em termos de acabamento, o Aircross é muito mais modesto. Apesar de apresentar uma leve evolução em relação ao hatch C3, como a tela colorida do quadro de instrumentos, mas a marca ainda peca nesse sentido. Há muito plástico duro, sem muita preocupação com texturas e suavidade ao toque.
Em termos de conectividade, a central multimídia tem tela de 10 polegadas e oferece espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Há entradas USB espalhadas na cabine, assim como um ventilador no teto que ajuda a refrigerar melhor a cabine para quem está na terceira fileira.
Já a Spin ganhou um banho de loja não só por fora, mas também por dentro. Entre as novidades estão volante de base reta, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas e multimídia MyLink com tela de 11″ e Wi-Fi nativo, além de carregador de celular por indução. No geral, as atualizações trouxeram um ar mais requintado ao modelo, com novos materiais e porta-objetos.
Em relação à segurança, o modelo teve atualizações importantes. Agora, há sistemas de auxílio à condução, como monitoramento de ponto cego, sistema de detecção de pedestre, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e aviso de mudança de faixa. Por fim, há ar-condicionado digital com saídas de ar para quem viaja na segunda fileira e entradas USB.
Motorização e desempenho
Sejamos diretos: o C3 Aircross leva vantagem na comparação com a Spin. A minivan traz o velho 1.8 aspirado de até 111 cv e 17,7 mkgf, enquanto o SUV recebe o moderno 1.0 turboflex que entrega até 130 cv e 20,4 mkgf. Já o câmbio do primeiro é o CVT que simula 7 marchas – esse conjunto, aliás, também está presente em modelos como o Fiat Pulse e Peugeot 208,por exemplo. Na versão Premier, a Spin vem com o cansado câmbio automático de seis marchas.
Quando o assunto é desempenho, a Spin acaba ficando para trás, claro. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11 segundos com etanol e a velocidade máxima chega a 170 km/h. O Aircross, por sua vez, registra números de 9,8 segundos e 191 km/h, respectivamente. Entretanto, no consumo a minivan sai em leve vantagem. De acordo com dados do Inmetro, o modelo da Chevrolet roda 10,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na cidade com gasolina e 7,4 km/l e 9,3 km/l nas mesmas condições com etanol. Já o francês faz 10,6 km/l e 12 km/l com gasolina e 7,4 km/l e 8,6 km/l com etanol em percursos urbano e rodoviário.
Veredito
A disputa é bem acirrada porque tudo é uma questão de ponto de vista. A Spin passou por uma evolução considerável tanto da parte estética quanto tecnológica, mas mantém a mesma mecânica de seu lançamento, em 2012. Por outro lado, por ter tantos anos de mercado, podemos afirmar que, pelo menos, o motor é confiável, já que não existem registros de problemas crônicos para o 1.8 aspirado.
Já o C3 Aircross é um carro novo com um projeto mais moderno, especialmente no que diz respeito ao conjunto de motor e câmbio. O 1.0 turboflex do grupo Stellantis já provou sua boa aceitação em outros carros de marcas como Fiat e Peugeot, além de ter um desempenho que agrada bastante – apesar de não ser mais econômico que o rival, vale ressaltar.
Assim, é preciso colocar na balança o que vale a pena: mais espaço, tecnologia e segurança, além de um acabamento melhor, ou um desempenho mais interessante e um valor mais baixo. Sim, porque isso também é de grande influência se pensarmos que, com o preço promocional da Citroën hoje, existe uma diferença de quase R$ 30 mil entre os dois carros. Minha escolha, particularmente, seria pela Spin, especialmente no longo prazo e por conta de conforto e segurança. Mas confesso que o Aircross é mais divertido ao volante. Vai depender do que é mais importante para você.
Fichas técnicas – 7 lugares
Citroën C3 Aircross Shine Turbo 200
- Motor: 1.0, turbo, 12V, 3 cilindros em linha, flex
- Potência: 125 (G)/130 cv (E) a 5.750 rpm
- Torque: 20,4 kgfm (G e E) a 1.750 rpm
- Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas; tração dianteira
- 0 a 100 km/h: 9,8 segundos
- Velocidade máxima: 191 km/h
- Dimensões: 4,32 m (comprimento), 1,80 m (largura), 1,68 m (altura) e 2,67 m (entre-eixos)
- Porta-malas: 42 litros (7 lugares); 493 litros (5 lugares)
- Consumo médio (Inmetro): 8 km/l (etanol); 11,3 km/l (gasolina)
- Peso (ordem de marcha): 1.216 kg
- Preço sugerido: R$ 138.590
Chevrolet Spin Premier
- Motor: 1.8, 16V, 4 cilindros em linha, flex
- Potência: 106 (G)/111 cv (E) a 5.200 rpm
- Torque: 16,8 mkgf (G)/17,7 mkgf (E) a 2.600 rpm
- Câmbio: Automático, 6 marchas; tração dianteira
- 0 a 100 km/h: 11 segundos
- Velocidade máxima: 170 km/h
- Dimensões: 4,42 m (comprimento), 1,77 m (largura), 1,70 m (altura) e 2,62 m (entre-eixos)
- Porta-malas: 162 litros (7 lugares); 553 litros (5 lugares)
- Consumo médio (Inmetro): 8,9 km/l (etanol); 11,9 km/l (gasolina)
- Peso (ordem de marcha): 1.292 kg
- Preço sugerido: R$ 149.250
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