Embora ainda vendam pouco no Brasil, os carros elétricos têm cada vez mais presença no mercado. A BMW, por exemplo, trouxe o hatch elétrico i3 para cá em 2014, e estima que o mercado premium responderá por, ao menos, 50% de veículos movidos a baterias no fim desta década. Nesse sentido, a marca bávara promete quatro modelos ainda neste ano. Além do próprio i3, lançará o iX3, i4 e o novíssimo iX, que o Jornal do Carro foi conhecer ao vivo. As primeiras entregas serão feitas em abril.
O SUV elétrico teve pré-venda aberta no Brasil há um mês. Todas as 30 unidades foram reservadas em poucas horas. Isso porque estamos falando de um carro com preços entre R$ 654.950 (xDrive 40) e R$ 799.950 (iX xDrive50). E tem mais um dado intrigante: ninguém conhece o carro, afinal, trata-se de lançamento mundial.
Mecatrônica
O primeiro contato com o BMW iX aconteceu na Academia BMW Group Brasil Senai. O local, que fica dentro do Senai Ipiranga, na capital paulista, consiste num centro de treinamento que a fabricante mantém a fim de formar profissionais em veículos eletrificados, assim como sistemas de diagnóstico e programação. O local, portanto, serviu apenas para a exibição do carro – não houve test-drive para a imprensa.
Nas duas configurações, o BMW iX chega a 200 km/h de velocidade máxima – limitada eletronicamente. A bateria, instalada sob o assoalho e que pesa pouco mais de 500 kg – está na quinta geração. Segundo a marca bávara, em comparação com o pacote de baterias do BMW i3 2020, houve 40% de incremento de densidade energética.
Em números, no caso do xDrive40, são 76,6 kWh de capacidade total da bateria, que rende autonomia de 425 km. Já o xDrive50 tem 111,5 kWh, capaz de gerar 630 km de alcance. Os dados têm base no ciclo europeu WLTP.
Para facilitar a vida do comprador que, hoje, pode contar com mais de 400 pontos públicos de recarga BMW espalhados por 21 Estados do Brasil (são mais de 90 cidades, no total), a montadora oferece dois carregadores rápidos – um deles, portátil. Além do carregador de parede (Wallbox) de 22 kW, o cliente leva o modelo Flexible Fast Charger, portátil, capaz de receber vários cabos diferentes.
iX em números
Como o BMW iX tem dois motores elétricos (um no eixo dianteiro, outro no eixo traseiro) a tração é nas quatro rodas. Nela, há distribuição inteligente de força e tecnologia de deslizamento limitado. De acordo com a marca, isso ajuda a corrigir a trajetória do veículo nas entradas de curva de forma muito mais rápida e precisa.
E por falar em motores, cada versão tem uma potência diferente. No xDrive 40, o conjunto elétrico rende 326 cv de potência e 64 mkgf de torque. Tais números garantem que o modelo vá de 0 a 100 km/h em 6 segundos.
Já o iX xDrive50 desenvolve 523 cv. O torque fica em 77,7 mkgf. Até os 100 km/em precisa de 4,6 segundos.
Espaço, conforto e estrutura
Assim como nos carrinhos de brinquedo, o capo dianteiro do BMW iX não abre. A água que limpa o para-brisa, por exemplo, precisa ser adicionada por orifício sob o emblema dianteiro – na verdade, uma portinhola. Entretanto, esse brinquedo tem porte de X5. São, de acordo com a ficha técnica cedida pela BMW, 4,96 metros de comprimento, 1,97 m de largura e, por fim, 1,70 m de altura.
Com isso, tem cabine extremamente confortável. O espaço entre-eixos de 3 metros, com assoalho plano (como em todos os modelos elétricos) rende comodidade suficiente para quem viaja atrás. E, lá no fundo, o porta-malas tem 500 litros de capacidade.
Mesmo como todo esse tamanhão, nada de peso acima da média. Justamente por comportar toda a parafernália da mecânica elétrica, o SUV busca mais leveza por meio de materiais utilizados em sua estrutura. Tem alumínio e resina reforçada com fibra de carbono, por exemplo. O peso não foi divulgado na ficha técnica da fabricante.
Para elevar a eficiência do iX, o modelo conta com aerodinâmica avançada. O Cx, por exemplo, fica em excelentes 0,25.
Sistemas de última geração
Até aqui você pode não ter achado tanta graça no iX. Talvez não curtiu o design, ou não achou ele tão potente… Mas, se você curte tecnologia, certamente vai se render aos encantos do iX.
De acordo com Henrique Miranda, head de conectividade do BMW Group Brasil, “o iX já nasceu como um modelo tecnológico, com câmeras, reconhecimento de voz, atualizações remotas e comandos por gestos”, resume. Todo o software do carro consumiu cerca de dois anos de adaptações para o País. Isso inclui desde idioma (trazer para o português do Brasil) até o sistema de conectividade (4G/5G, quando estiver disponível por aqui) e de navegação com realidade aumentada. Quando há necessidade de conversão, por exemplo, o mapa exibe (na tela central) o local exato, por meio de fotos. Errar o comando do GPS, agora, fica mais difícil.
Tem novidade até na estética. Além de rodas de 22 polegadas e faróis com tecnologia laser, a grade, por exemplo, é auto-reparadora. É isso mesmo, feito com nanotecnologia, o componente consegue se auto regenerar.
Na prática, pequenos arranhões ou danos causados por pedrinhas, por exemplo, são automaticamente consertados apenas por meio do calor – acima de 30 graus. Você pode, todavia, tirar todos os arranhões do componente utilizando um secador de cabelos.
Compatibilidade
A princípio, cabe destacar que não adianta ter um celular antiquado. Assim como nos carregadores por indução, o BMW iX só aceita comandos de celulares mais modernos. Os últimos iPhones, por exemplo, são compatíveis. Nesse sentido, dá até para aposentar a chave do carro e usar apenas o smartphone para comandar as operações do SUV, como travamento/destravamento e partida do motor, por exemplo.
O carro é tão inteligente que pode até detectar o clima, afirmam os executivos. Se estiver calor, o iX aciona automaticamente o ar-condicionado a fim de refrescar a cabine.
E não é só no habitáculo que tem tecnologia de ponta. O iX – tido como o primeiro carro inteligente do Brasil – tem, por exemplo, sistema de regeneração de energia dos freios. Caso a central eletrônica detecte uma situação em que o motorista precise frear, ele é ativado automaticamente. Desse modo, o sistema é preservado e há recuperação maior de energia para as baterias.
Como próximos passos, os executivos da BMW enfatizam que, no futuro, será possível até mesmo comprar equipamentos para o carro por meio de loja online. Detecção de pneus murchos e consequente alerta de trocas, por exemplo, é outro ponto em desenvolvimento pela TI da marca. Ou seja, o futuro promete.