Você está lendo...
Conhecemos o Pulse Abarth com motor 1.3 turbo que chega neste ano
Mercado

Conhecemos o Pulse Abarth com motor 1.3 turbo que chega neste ano

Divisão esportiva da Fiat, Abarth retorna ao Brasil no último trimestre de 2022 com versão apimentada do Pulse; SUV terá 185 cv de potência

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

29 de jul, 2022 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat Pulse Abarth
Fiat Pulse Abarth foi uma das versões que recebeu aumento de R$ 1.000
Crédito:Fiat/Divulgação

Prestes a completar o seu primeiro ano de vendas no Brasil, o Fiat Pulse ganhará em breve uma configuração esportiva. E o Jornal do Carro foi conhecer de perto o Pulse Abarth, versão vitaminada do SUV compacto que chega às lojas no último trimestre deste ano. Para fazer jus ao logotipo do escorpião, símbolo da Abarth, o utilitário feito em Betim (MG) virá com o motor 1.3 turbo flex de injeção direta. Ele gera 185 cv de potência e um torque de 27,5 mkgf. Ou seja, não será apenas uma versão de visual esportivo, mas um SUV com desempenho consideravelmente mais forte que as demais versões com motor 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 mkgf.

Os dados técnicos completos ainda não foram divulgados. Mas, de acordo com a marca italiana, a aceleração de zero a 100 km/h do SUV é feita em menos de 8 segundos. Além disso, o Pulse Abarth promete atingir velocidade máxima de mais de 210 km/h. Neste primeiro contato, fomos passageiros em uma volta rápida no Autódromo de Interlagos, onde o SUV da divisão esportiva será o carro madrinha da Fórmula 4 neste final de semana. Por lá, haverá um estande da Abarth com a presença do utilitário, que ficará em exposição ao público.

Pulse Abarth
Divulgação/Fiat

Publicidade


Por ora, não foi possível sentir realmente do que ele é capaz ao volante. Mas deu para dar um gostinho e perceber que o Pulse modificado pela Abarth é mais dinâmico e estável, principalmente em curvas. Inclusive, os 53 cv a mais na potência, bem como os 7,1 mkgf de torque adicionais, fazem bastante diferença em relação às versões 1.0 turbo flex.



Suspensão e freios redimensionados

Para entregar o desempenho prometido no visual, o Pulse Abarth traz alterações nas suspensões, na direção e nos freios. A marca fez vários ajustes no SUV com foco na esportividade. Os freios, por exemplo, trocam os tambores na traseira por discos. Já a suspensão ganhará rigidez e será levemente rebaixada. Dessa forma, o Abarth Pulse terá centro de gravidade mais baixo para evitar o efeito de “flutuação”. Além disso, terá um novo ajuste de direção. No entanto, quem espera por um câmbio manual no Pulse Abarth, pode esquecer, pois a Fiat mantém o conjunto mecânico ligado ao câmbio automático de 6 marchas.

Jady Peroni/Jornal do Carro

Pegada esportiva

Em relação ao design, a divisão Abarth definitivamente trouxe uma aparência mais agressiva ao Pulse, principalmente na dianteira. Os destaques incluem o para-choques redesenhado, bem como a nova grade em formato de colmeia. Além disso, há o logotipo da Abarth no centro e nas laterais, que exibem adesivos vermelhos com o nome da divisão e rodas de 17 polegadas. Por sua vez, a traseira recebeu mudanças mais sutis. Além do novo para-choques, há saída dupla de escape e o nome “Abarth” no centro do porta-malas.

O interior ainda não foi completamente revelado. Neste primeiro contato, ele permaneceu coberto. Contudo, os bancos dianteiros são forrados com couro e têm molde mais esportivo. Além disso, deu para notar que o padrão de acabamento é superior, com detalhes em vermelho. Entre os conteúdos, o SUV traz o painel de instrumentos digital de 7″ e a central multimídia de 10″, que tem espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay, e internet.

Divulgação/Fiat

Deve chegar em outubro

A chegada às lojas está confirmada para o último trimestre, com provável lançamento em outubro e entregas a partir de novembro. Enquanto não revela os próximos passos, a Stellantis já começa a preparar a rede de concessionárias para receber modelos Abarth. Segundo Herlander Zola, diretor da Fiat na América Latina, o plano inicial é ter entre 25 e 50 unidades da Fiat com espaço Abarth. Nessas concessionárias, haverá, portanto, um showroom dedicado. Assim como uma oficina treinada para receber a linha do escorpião.

Abarth terá mais modelos

Durante o evento, a Fiat reforçou que a divisão esportiva terá outros modelos no mercado brasileiro. Segundo o que marca antecipou, serão três ao todo no País. Dessa forma, além do Pulse, podemos esperar que o novo SUV-cupê Fastback seja o segundo com versão Abarth. O novo SUV da marca italiana estreia ainda neste ano.

Pulse Abarth
Divulgação/Fiat

Já o terceiro modelo é uma incógnita. Seria a Strada Abarth? Ou a Toro Abarth? No caso da picape intermediária, a gama já oferece o motor 1.3 turbo flex da Stellantis. Outro candidato é o hatch Argo, que ganhou a linha 2023 recentemente. Além do motor 1.0 flex de 75 cv, o modelo tem o 1.3 Firefly flex de 107 cv, que equipa a versão Trekking. Com modificações da Abarth, poderia ser um rival à altura do Volkswagen Polo GTS.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião