Corolla, Onix e HB20. Três dos mais importantes carros à venda no mercado brasileiro estão de mudança. Uma mudança muito bem-vinda.
É que até o fim deste ano, o sedã da Toyota e os hatches da Chevrolet e da Hyundai vão mudar de geração. E os preparativos para a chegada de suas versões renovadas estão a todo vapor.
O lançamento oficial das novas gerações do Corolla e do HB20 já têm data confirmada. Ambos vão ocorrer em setembro, com chegada às concessionárias logo depois. O Onix deverá ficar para o último trimestre de 2019.
Confira, abaixo, o que já sabemos sobre as novas gerações de Corolla, Onix e HB20.
Corolla
O apresentação oficial do carro ocorrerá no início de setembro. Durante apresentação do modelo camuflado ao governador de São Paulo, João Doria, a Toyota deixou escapar que as vendas devem começar em outubro.
A nova geração do Corolla, líder disparado dos sedãs médios no País, é um modelo mundial, mas a brasileira será igual à europeia, como a da foto no alto desta página – há algumas diferenças ante a norte-americana.
Vídeo: O segredo do sucesso do Corolla
A produção da versão híbrida já está confirmada. Assim, o Corolla não será apenas o primeiro carro feito no Brasil a usar esse trem de força, mas também o primeiro híbrido flexível do mundo.
O Corolla híbrido usará motor 1.8 flexível de 101 cv e um elétrico de 72 cv. O conjunto é o mesmo do Prius, mas um pouco mais potente.
Além da híbrida, haverá versões convencional do Corolla, a maioria com motor 2.0. A plataforma é a modular TNGA, a mesma do Prius.
HB20
O Jornal do Carro já foi à Coreia do Sul avaliar a nova geração do HB20 (leia aqui). A Hyundai, o está chamando de nova geração, mas não haverá mudança de plataforma.
Ainda assim, as mudanças são profundas. Em todas as versões de carroceria (hatch, sedã HB20S e “aventureiro” HB20X), o carro cresceu.
Além disso, haverá um motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível. Trata-se de uma versão “turbinada” do 1.0 de três cilindros que está nas versões de entrada do modelo atual.
Haverá ainda itens novos, sejam eles de série ou opcional. Entre os destaques, há o painel que mistura elementos analógicos e digitais, os controles de tração e estabilidade e a frenagem de emergência.
O HB20 é o segundo carro mais vendido do Brasil.
Vídeo: Teste do novo HB20
Onix
Segundo informações da Chevrolet, o novo Onix não vai substituir nenhum modelo da gama atual da marca. Ele conviverá com o Onix atual, líder de vendas no mercado brasileiro.
Pouco já foi revelado sobre o modelo. Um das possibilidades mais fortes é de que ele promova estreia de novos motores na gama Chevrolet, inclusive um turbo. Um propulsor desse tipo já foi mostrado na China, para o novo Onix Sedan, equivalente ao Prisma brasileiro.
Vídeo: Os destaques do Chevrolet Onix
No mercado chinês, o 1.0 turbo tem três cilindros e gera 125 cv. Ele será associado a um câmbio automático de seis marchas.
A versão sedã deve estrear antes por aqui. Aliás, ela deve adotar o nome de Onix Sedan. Com isso, há a possibilidade e o hatch ficar para o início do ano que vem.
O novo Onix deverá introduzir na gama o wi-fi a bordo, que estreará no Cruze, em setembro.