A viagem é longa, e os filhos estão ansiosos no banco de trás. Eles querem ver vídeos e acessar jogos no iPad. Mas não há internet a bordo, exceto a de seu telefone celular, que pode ser roteado, sob pena de o pacote de dados terminar antes do previsto. É com foco em situações como esta que a Chevrolet lança o wi-fi como principal novidade do Cruze 2020.
A tecnologia, oferecida em parceria com a operadora Claro, gradativamente vai chegar a todos os demais modelos da linha Chevrolet. No caso do Cruze 2020, está confirmado na versão topo de linha, Premier.
O modelo chega em setembro e ainda não teve seu preço divulgado. Junto com as versões Premier, deverá vir também uma de entrada. A Chevrolet, no entanto, ainda não divulgou detalhes sobre essa configuração.
Wi-fi a bordo do Cruze 2020
Feito na Argentina, o Cruze passa a trazer um roteador na central multimídia MyLink. O sistema, inclusive, está com nova interface, com ícones agrupados na tela, em duas páginas. Tudo é sensível ao toque.
Além disso, é possível visualizar três funções simultâneas no monitor, e há conexão Bluetooth para dois dispositivos. A câmera de ré agora é digital e tem resolução melhor. Segundo informações da montadora, as imagens ficam mais nítidas à noite.
Essa nova interface do MyLink também vai, aos poucos, estrear nos demais carros da Chevrolet, além do Cruze.
LEIA TAMBÉM
Haverá quatro planos de internet 4G para o Cruze 2020. O de 2 GB é para ouvir músicas em streamings como o Spotfy e usar navegadores do smartphone, como Waze. O de 5 GB é para uso de duas ou três pessoas – caso de casais ou motoristas que dão caronas, por exemplo.
O de 10 GB é o que a Chevrolet chama de corporativo, para ser usado por profissionais como taxistas, e para quem precisa trabalhar no carro (e não está dirigindo). O de 20 GB é o plano para famílias.
A montadora ainda não revelou o preço dos planos, apenas que eles partem de R$ 29,90. Além disso, quem comprar um Cruze 2020 Premier vai ganhar três meses ou 3 GB de internet a bordo grátis.
De acordo com a montadora, o sistema de Cruze é menos sujeito a oscilações no trajeto de carro do que as observadas em smartphones com internet. No roteador do carro, podem ser conectados até sete aparelhos.
Outras novidades
O Cruze 2020 também traz leve reestilização, tanto no hatch quanto no sedã. Grade e para-choque frontal são novos, e há elementos cromados em destaque na dianteira.
Lateralmente, as novas rodas passam a ser diamantadas, e a linha da cintura foi remodelada, ganhando contorno cromado. Atrás, as lanternas agora são de LEDs.
Externamente, há duas novas cores, em tons de azul e marrom. Por dentro, há agora a combinação de preto e castanho no acabamento. Além disso, o carregador de celular por indução ganhou um compartimento maior.
Vídeo da semana: Testamos o novo Hyundai HB20
O modelo também ganhou mais itens de série. Um dos destaques é o alerta de detecção de pedestres.
No Cruze 2020, passa a ser possível desligar o sistema start/stop.
Mecânica
Não há nenhuma novidade mecânica no carro. As suspensões são independente na dianteira e por eixo de torção na traseira.
O direção é elétrica. O conjunto faz do Cruze um carro confortável, que absorve bem os impactos com pisos imperfeitos. Porém, a avaliação foi na pista. Em condições extremas, como curvas feitas de maneira mais agressiva, a direção se mostra mole demais.
Nada que afete, no entanto, o comportamento do carro no uso cotidiano. O motor 1.4 turbo flexível gera até 153 cv e 24,5 mkgf a 2.000 rpm.
Tanto no hatch como no sedã, o propulsor, combinado ao câmbio automático de seis marchas, garante bom fôlego em acelerações e retomadas. O Cruze 2020, assim como os demais, continua ágil.