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Curitiba testa radar que capta ruídos contra motos e carros barulhentos
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Curitiba testa radar que capta ruídos contra motos e carros barulhentos

Iniciativa pretende diminuir os ruídos nas ruas da capital paranaense; tecnologia é instalada junto a um radar de medição de velocidade

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

05 de out, 2022 · 4 minutos de leitura.

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radares
Radar vai captar imagens e áudio dos carros com barulho acima do limite
Crédito:Foto: Renato Próspero/SMCS

A Prefeitura de Curitiba acaba de anunciar que está testando um novo equipamento capaz de flagrar o excesso de ruído nos veículos. O aparelho funciona como um radar. Dessa forma, identifica aqueles carros e motos barulhentos, por conta dos escapamentos fora do padrão ou customizados. Desenvolvida pela empresa Perkons em parceria com a Setran, a tecnologia é inédita no Brasil e está presente em poucos lugares do mundo.

Segundo a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, a adoção do radar ocorreu por conta de reclamações da população sobre o nível do barulho. Além disso, também houve demandas da Câmara de Vereadores. ”Com base nas informações de perfil comportamental destes motoristas, vamos conseguir identificar o horário de maior incidência e o tipo de veículo para que possamos atuar com blitz educativas e também com a fiscalização”, comentou Battistella.

Radar Curitiba
Renato Próspero/SMCS

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Vale dizer que a ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito e do Setembro da Mobilidade, que também engloba a adoção de tecnologias limpas de transporte por meio do Estado. Por isso, o prefeito Rafael Greca também mencionou os testes dos ônibus elétricos. Os modelos começaram a rodar nas ruas da capital paranaense nesse mês de outubro e, além da zero emissão de carbono, também ajudam na redução de ruídos.  



Como funciona?

De acordo com o comunicado, a instalação do radar aconteceu na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã. Em conjunto, há um equipamento que fiscaliza a velocidade dos veículos. Dessa forma, o detector de ruídos capta as imagens e os áudios dos carros que estejam emitindo sons acima do permitido, de forma automática.

Renato Próspero/SMCS

Mas, por ora, a tecnologia ainda está em fases iniciais de teste. Assim, o não pode realizar autos de infrações. Afinal, precisa de homologação do Inmetro e da regulamentação de órgãos como, por exemplo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

São Paulo também aposta em ônibus elétrico

Após anunciar o desconto de IPVA e IPTU para carros elétricos e híbridos, a Prefeitura de São Paulo confirmou que vai investir na frota de ônibus 100% movidos a bateiras. O anuncio foi feito no 30º Congresso e Expo Fenabrave, que aconteceu no São Paulo Expo nos dias 21 e 22 de setembro. No discurso, o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP) disse que haverá uma troca de 30% da frota de ônibus a diesel por elétricos a partir de 2024. Assim, a previsão é de 2,6 mil modelos com zero emissão de gases poluentes.   


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