A Aston Martin acaba de lançar o DBS 770 Ultimate, versão que marca o fim do GT britânico. Descrito como ”o mais potente da história da marca”, o esportivo tem motor 5.2 V12 biturbo com potência de 770 cv e torque 91,8 mkgf. Segundo a fabricante, a produção começa até abril. As entregas estão previstas para setembro e há encomendas inclusive pra o Brasil.
De acordo com a empresa, serão feitas apenas 499 unidades do esportivo. Desse total, serão 300 com carroceria cupê e 199 conversíveis. Até o momento, a empresa não divulgou informações sobre preço. Seja como for, todas as unidades já estão reservadas.
Esportivo e aerodinâmico
Entre os destaques, o DBS traz capô e difusor traseiro redesenhados, além de peças feitas de fibra de carbono. As rodas, por sua vez, têm 21 polegadas e desenho exclusivo, bem como três opções de tons de acabamento. De acordo com Aston Martin, a dianteira do esportivo também tem entradas de ar maiores.
Na cabine, há muito luxo. Os bancos esportivos são revestidos de alcântara e há várias peças de fibra de carbono. É o caso, por exemplo, das borboletas para trocas de marcha que ficam atrás do volante. No mais, o Aston Martin DBS 770 Ultimate também tem plaquetas alusivas à série. Ou seja, que indicam o número de cada unidade da edição limitada.
V12 melhorado
Segundo a marca, o motor V12 recebeu ajustes e gera 770 cv. Dentre eles estão novos acertos no turbo e no coletor de admissão. O torque é enviado às rodas traseiras e gerenciado pelo câmbio ZF automático de oito velocidades. Conforme a Aston Martin, a caixa foi recalibrada para permitir trocas mais rápidas. Além disso, há eixo traseiro com diferencial mecânico de deslizamento limitado.
Como resultado, o Aston Martin DBS Ultimate pode alcançar 340 km/h. Porém, a fabricante não revelou os dados de aceleração de 0 a 100 km/h. Na versão convencional, isso é feito em 3,4 segundos.
Ainda de acordo com a marca, o esportivo ganhou acertos na direção que tornaram as respostas mais diretas. As suspensões também foram recalibradas e receberam peças mais rígidas. Já os freios têm discos de carbono-cerâmica com 410 milímetros de diâmetro na frente e 360 mm atrás. Por fim, os amortecedores também são novos, para garantir melhor controle.