O DBS 770 Ultimate foi apresentado pela Aston Martin com a dura missão de encerrar a gama DBS. Trata-se da família de carros mais veloz da história da marca britânica. Por isso, o esportivo vem de série com recursos exclusivos. A produção começa no terceiro trimestre de 2023 e terá apenas 499 unidades. No total, serão 300 cupês e 199 conversíveis. O preço ainda não foi revelado, mas todas as unidades já estão reservadas.
A princípio, o esportivo conta com 770 cv de potência. Assim, tem 44 cv a mais que o DBS Superleggera. Tal potência vem do motor 5.2 V12 que, nesta despedida, recebeu mudanças pontuais. Dentre elas, acertos na pressão do turbo e no coletor de admissão.
Ainda em números, o torque alcança 91,8 mkgf. A energia vai para as rodas traseiras por meio do câmbio ZF de 8 marchas. Este, de acordo com a inglesa, foi recalibrado para receber a cavalaria adicional. O eixo traseiro conta ainda com diferencial mecânico de deslizamento limitado.
Na prática, o Aston Martin DBS Ultimate alcança 340 km/h de velocidade máxima. A fabricante não anunciou a aceleração de zero a 100 km/h, que deve manter os 3,4 segundos do modelo convencional. Ainda na mecânica, o esportivo ganhou direção mais direta e suspensão com calibração diferenciada. Tem, por exemplo, sistema adaptativo (ADS) e barras mais rígidas. Já os freios são de carbono-cerâmica com 410 milímetros na frente e 360 mm atrás.
Na estética, o DBS 770 Ultimate tem capô com nova abertura, peças de fibra de carbono e difusor traseiro redesenhado. As rodas têm 21″. Por dentro, assentos esportivos revestidos com couro e Alcântara, mais peças de carbono e plaquetas específicas em alusão à série.