O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que é responsável pelas estradas paulistas não privatizadas lançou o aplicativo DER Online. Disponível para smartphones com Android e iPhone, ele serve para indicar o motorista responsável por multas e também realizar consultas.
Pelo aplicativo também é possível acessar outros serviços, além de consulta e indicação de multas. Por lá, o proprietário do veículo, com o Renavam em mãos, CPF ou CPNJ, pode consultar processos, como multas recorridas.
Para utilizar o aplicativo para indicar o condutor é preciso ter em mãos a placa e o número do Auto de Infração de Trânsito (AIT), o número, data de validade e o estado de emissão da CNH do indicado. Além disso, é preciso enviar uma foto da CNH e do formulário que foi preenchido e assinado.
- Detran começa a identificar CNH de ‘recebedores de multas’
- App do Detran permite identificação do condutor que cometer infração com selfie
O DER também alerta que o processo pode ser realizado via site. Há um botão “indicação de condutor online” na aba “multas e recursos”, que leva diretamente para a área desejada. O processo e os documentos necessários são mesmos.
Caso os prazos legais não sejam cumpridos, a multa é vinculada ao proprietário do veículo cadastrado no sistema. Todas as orientações constam no formulário existente no site. O acompanhamento da indicação do condutor poderá ser feito pelo aplicativo.
MULTAS QUE FAZEM VOCÊ PERDER A CNH DIRETO:
TRANSITAR EM VELOCIDADE 50% SUPERIOR À MÁXIMA DA VIA
Algumas infrações podem fazer o motorista perder o direito de dirigir por até dois anos. Listamos algumas delas para você tomar cuidado máximo ao volante e evitar problemas com a justiça, acidentes e multas altas.
DISPUTAR RACHA
.
DIRIGIR AMEAÇANDO PEDESTRES OU OUTROS VEÍCULOS
.
PILOTAR MOTOCICLETA SEM USAR CAPACETE
.
DIRIGIR ALCOOLIZADO OU SE RECUSAR A FAZER O TESTE DO BAFÔMETRO
.
REALIZAR MANOBRAS PERIGOSAS COM O VEÍCULO
.
TRANSPOR, SEM AUTORIZAÇÃO, BLOQUEIO POLICIAL
.
FORÇAR ULTRAPASSAGEM EM VIA DE MÃO DUPLA
.