Quando os chineses, finalmente, conseguem credibilidade, com produtos cofiáveis e que têm ameaçado até marcas ocidentais, vem um e coloca tudo em xeque. Na China, a Volvo supostamente vinha comercializando carros com alto-falantes falsificados. O caso foi descoberto e colocado em investigação pela própria fabricante.
A história veio à tona por conta de um cliente que descobriu um equipamento ‘pirata’ em seu sedã S60 – não mais vendido no Brasil. O cliente relata que recebeu como brinde de uma concessionária o sistema de áudio Bowers & VVilkins. Sim, haviam dois “V” no lugar do “W”. Ou seja, não se tratava de um genuíno Bowers & Wilkins.
De início, o primeiro passo do cliente foi recorrer à própria concessionária Volvo para tentar a resolução do caso. Sem sucesso, e decepcionado com a situação, o consumidor insatisfeito recorreu às redes sociais para espalhar a história e buscar aliados. E assim foi, afinal, com a divulgação, outros compradores passaram a publicar relatos de falsificação de peças em seus carros. Havia, inclusive, casos de falta de iluminação da alavanca de câmbio de cristal.
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Resposta da Volvo
Com a denúncia, que colocou em dúvida os processos de qualidade e supervisão da Volvo, a marca tentou se retratar. Em nota afirmou que há uma investigação em curso para apurar os fatos. Afinal, não se sabe se os problemas vêm apenas dessa única concessionária, de um lote específico, ou se é algo generalizado. “Pedimos desculpas pelos problemas e inconveniências causados por este incidente. A Volvo Cars sempre está ao lado de seus clientes e nunca vai tolerar qualquer comportamento que prejudique os interesses dos usuários”, disse a Volvo Cars.
Sobretudo, a fabricante alegou ter aberto investigação especial. “Manteremos os princípios de abertura e transparência, investigaremos a causa do incidente e lidaremos adequadamente, de acordo com as leis e regulamentos para garantir que os direitos e interesses legítimos dos clientes sejam totalmente protegidos.”
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