Recém-lançado no Brasil, o novo Chevrolet Bolt já emplacou uma conquista: o crossover estabeleceu um recorde de autonomia no Brasil. Para marcar a estreia do SUV elétrico no País, um desafio de eficiência energética máxima foi realizado no Campo de Provas da General Motors em Cruz Alta (SP).
O desafio de autonomia do Bolt EUV durou 28 horas e 30 minutos. A prova consistia em dirigir o modelo na “reta infinita”, trecho circular de 4,8 km, até esgotar a carga. Participaram do teste clientes, jornalistas, influenciadores, revendedores, parceiros e colaboradores da GM. Assim, todos se revezaram ao volante do SUV, e o Jornal do Carro participou.
Bolt EUV percorreu mais de 900 km com uma carga
O intuito foi descobrir qual a distância possível de se percorrer com os 66 kW de carga máxima disponíveis na bateria. A prova evidentemente exigiu condições de máxima eficiência, como, por exemplo, rodar em baixíssima velocidade e sem fazer acelerações bruscas. Dessa forma, o crossover percorreu um total de 901,8 km sem precisar recarregar, o equivalente à distância entre Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).
O Bolt EUV utiliza o mesmo conjunto elétrico do Bolt EV. Ou seja, tem 150 kW de potência, o equivalente a 204 cv, e 35,7 mkgf de torque máximo. Além disso, o SUV elétrico conta com sistema de frenagem regenerativa, que aproveita a energia gasta em desacelerações e a converte de volta à bateria. Ao retirar o pedal do acelerador, por exemplo, o sistema atua como um freio motor muito poderoso, que ajuda a aumentar a eficiência energética.
Prova exigiu máxima de 35 km/h
Mas, como dissemos, para atingir o recorde, que representa quase o dobro da autonomia declarada no ciclo WLTP (456 km), os motoristas seguiram algumas regras ao volante. Para chegar ao pico de eficiência, foi preciso dirigir a 35 km/h e evitar acelerações bruscas. Bem como desligar alguns equipamentos de conforto, como ar-condicionado e aquecimento.
Além disso, as condições encontradas pelo veículo, de temperatura e de pista, também influenciam diretamente na autonomia das baterias. Situações extremas de temperatura podem dificultar o aquecimento ou resfriamento do conjunto elétrico, o que impacta na carga.
Por fim, o Bolt EUV está à venda por R$ 279.990, mas tem apenas 200 unidades disponíveis. Entretanto, a missão do modelo é preparar o público para os novos elétricos da Chevrolet, como o Blazer EV e o Equinox EV, que chegam ao país em 2024.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!