A Toyota demorou, mas finalmente entrou na disputa dos carros elétricos. E sua estreia nesse novo mundo é com o SUV bZ4X, apresentado recentemente no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos. Dessa forma, a montadora japonesa iniciou a nova linha com zero emissões de carbono da marca batizada de ”bz”’ (Beyond Zero).
Desenvolvido em conjunto com a Subaru, a base utilizada pelo SUV é a e-TNGA, uma nova plataforma criada exclusivamente para carros elétricos. Inclusive, essa parceria vai trazer um irmão para o modelo, que pertencerá à Subaru. A versão em questão terá o nome Solterra. Nessa, a tração será 4×4.
”O bZ4X chega ao mercado no momento certo, pois estamos expandindo nossa linha de produtos eletrificados já abrangente”, disse o VP de marketing da Toyota, Mike Tripp.
Lembrando que o Toyota bZ4x teve seu conceito revelado em abril, no Salão de Xangai e, agora, chegou à sede da Toyota Motor North America. Contudo, ainda não há uma previsão exata da data de lançamento, mas a estimativa é de estrear já em 2022.
Duas opções de motor
Para se mover, o SUV compacto conta com um motor elétrico dianteiro de 201 cv na versão XLE. Há ainda uma outra versão, a Limited, com dois motores elétricos (eixos dianteiro e traseiro). Com isso, o modelo passa a oferecer tração nas quatro rodas e potência de 215 cv. Em números, são 160 km/h de velocidade máxima em ambas as opções. Na primeira, o 0 a 100 km/h é feito em 8,4 segundos. Já na segunda opção, são gastos 7,7 s.
O modelo oferece cerca de 450 km de autonomia (conforme o padrão WLTP, da Europa). De acordo com a Toyota, ao conectar um carregador de 150 quilowatts, a carga da bateria sobe 80% em aproximadamente de 30 minutos. As estações de recarga podem ser encontradas por meio da central multimídia.
Tamanho similar ao RAV4
De acordo com a montadora, o novo SUV terá um porte similar ao RAV4, modelo híbrido da Toyota. ”Aproximadamente do tamanho de um RAV4, com a versatilidade de se destacar de outros BEVs, ele estará bem posicionado no ponto ideal do mercado”, mencionou a vice-presidente do grupo de Marketing da Toyota, Lisa Materazzo.
Ainda segundo a marca, o modelo terá longa distância de entre-eixos, para proporcionar amplo espaço interno. O painel, inclusive, será mais alto que o volante e a central multimídia, com tamanho generoso e opção de volante manche. Justamente, aquele que parece de avião.
E o preço?
Assim como a data de lançamento, o preço do novo BZ4X ainda não foi divulgado. No entanto, espera-se que o valor fique em cerca de US$ 37 mil. Ou seja, uma média de R$206 mil na conversão direta para o real.
Dessa forma, ele pode ficar na faixa do Chevrolet Bolt que, no mercado norte-americano, custa um valor inicial de US$ 35 mil. Para efeito de comparação, aqui no Brasil, o hatch estreou em agosto deste ano e chegou custando em torno de R$ 317 mil.
Outros modelos elétricos
Por fim, a Toyota está apenas começando seu planejamento de zerar as emissões de carbono até 2050. Segundo a própria marca, seu portfólio de eletrificados terá cerca de 70 modelos lançados mundialmente até 2025. Destes, uma média de 15 carros serão totalmente elétricos, sendo 7 da linha ”bz”.