As vendas de carros elétricos e híbridos superaram pela primeira vez as de veículos movidos a diesel na Europa. É o que mostra o relatório da consultoria Jato Dynamics referente às vendas de setembro. Os carros eletrificados somaram 327.800 unidades no mês, ficando com 25% dos emplacamentos no bloco europeu.
Já os veículos a diesel recuaram em setembro, respondendo por 24,8% de participação. Segundo a Jato, a tendência é que este cenário se agrave nos próximos anos. Há uma década, os veículos a diesel detinham 50% das vendas enquanto os eletrificados somavam só 1%.
Importante dizer que os elétricos e híbridos possuem variações. Há o elétrico puro (EV), movido apenas por eletricidade; o Híbrido Plug-In (PHEV), que oferece autonomia elétrica e pode ser recarregado em tomadas; o híbrido completo (Full Hybrid), como o Toyota Corolla; e o híbrido leve (Mild Hybrid), que usa bateria de 48 Volts.
Além da questão ecológica, os benefícios governamentais para carros elétricos e híbridos são outro estimulante. Vários países da região concedem bônus e isenções fiscais. Isso acaba por abater o custo desses modelos, que ficam mais acessíveis.
Há ainda incentivos que permitem circulação mais ampla dos elétricos e híbridos; especialmente nos grandes centros. A exemplo de cidades como Londres e Paris, São Paulo não tem rodízio para esse tipo de veículo.
Para Felipe Munhoz, especialista da Jato Dynamics, a transição dos carros a combustão para os elétricos e eletrificados está tomando forma. “Apesar de amparados por fortes políticas de incentivo, os motoristas estão mostrando que estão cada vez mais familiarizados com as novas fontes de alimentação”, explica.
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Disputa entre as marcas
Com o avanço dos carros eletrificados, cresce também a briga entre as fabricantes. A Toyota é líder absoluta entre os híbridos, perseguida pela Volkswagen, que emplacou 40.300 modelos em setembro. Entre os híbridos do tipo plug-in, a Mercedes-Benz puxa as vendas. E Tesla é soberana na categoria dos puramente elétricos.
Participação por tipo de combustível na Europa:
- Gasolina: 47%
- Diesel: 25%
- Eletrificados (EV + PHEV + FH + MH): 25%
- Veículos a gás natural e metano: 3%