elétricos
GMC/Divulgação

Elétricos são maioria em lista que elege melhores interiores de carros

Premiação leva em conta quesitos como tecnologias e recursos de experiência do usuário para eleger o melhor interior dos veículos; foram 6 elétricos

Por Vagner Aquino 10 de mai, 2023 · 4m de leitura.

O prêmio 10 Best Interiors & UX revelou quais são os dez melhores designs de interiores de veículos e experiência de usuário (UX) na atualidade. A edição 2023 do evento, promovido pela publicação norte-americana Wards Auto, destaca a quantidade de carros elétricos. São seis, no total – um a mais que no ano passado. E um deles é híbrido. Isso, portanto, reforça o avanço dos veículos eletrificados que vêm chegando ao mercado.

elétricos
BMW/Divulgação

Confira a lista de eleitos:

  • BMW i7
  • Cadillac Lyriq
  • Ford F-150 Lightning
  • Gênesis GV60
  • Hummer GMC
  • Hyundai Palisade
  • Jeep Wagoneer L
  • Kia Sportage Híbrido
  • Land Rover Range Rover
  • Nissan Ariya

Critérios da premiação

Dentre os critérios para vencer o prêmio, a princípio, os veículos precisavam despertar sensação de inovação em seus interiores. As avaliações ocorreram no início deste ano, desse modo, os jurados experimentaram os veículos durante condução diária.


De acordo com a Wards Auto, os carros ganhadores tinham detalhes como telas gigantes com alta resolução, seletores de marcha sofisticados, gráficos inteligentes e recursos de alta tecnologia. Neste último quesito, por exemplo, portas que abrem e fecham automaticamente são um plus. Ademais, materiais de acabamento de qualidade, quantidade (e conforto) de assentos e espaço para passageiros e carga também contaram pontos para os competidores.

elétricos
Land Rover/Divulgação

“Os sistemas de infoentretenimento também estão melhores do que nunca, com menus menos confusos e mais fáceis de navegar. O desempenho do reconhecimento de voz e a facilidade de conectar um telefone para utilizar o Apple CarPlay sem fio também foram impressionantes em muitos de nossos vencedores de 2023”, afirma Christie Schweinsberg, editora da Wards Auto e jurada da premiação.


Bem como a motorização elétrica, a maioria dos veículos da lista de vencedores foi composta por SUVs. Entre os vencedores, todavia, apenas o BMW i7 não pertencia à categoria. Afinal, trata-se de um sedã. Isso, em síntese, traduz a forte tendência do mercado automotivo mundial, que cada vez mais prefere veículos maiores – e mais caros.

Na lista de indicados, por fim, haviam outros 11 candidatos. São eles: Acura Integra, Bentley Bentayga, Chevrolet Trax, Honda CR-V Híbrido, Lexus RX 500h, Mazda CX-50, Mercedes EQB, Mitsubishi Outlander PHEV, Toyota Prius, Volvo C40 e Volkswagen Arteon.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se