Você está lendo...
Elétricos: um de cada dez veículos vendidos em 2022 tinham motor a eletricidade
Mercado

Elétricos: um de cada dez veículos vendidos em 2022 tinham motor a eletricidade

Relatório global aponta que mais de 10 milhões de carros movidos a baterias foram vendidos em 2022; elétricos somaram 7 milhões de unidades

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

19 de fev, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

elétricos Tesla Toyota
Tesla Model Y foi o elétrico mais vendido dos EUA em 2023
Crédito:Tesla/Divulgação

Um relatório divulgado pela consultora EV-Volumes aponta recorde de vendas de carros elétricos (EV) no mundo. De acordo com o levantamento, foram cerca de 10 milhões de unidades em 2022. Assim, houve alta de 55% em relação aos 6,5 milhões de modelos, entre elétricos a bateria (BEV) e híbridos do tipo plug-in (PHEV), emplacados em 2021.

Além disso, em dezembro foram 1,2 milhão. Ou seja, um recorde mensal, com alta de 39% em relação a novembro, que teve 1,06 milhão de carros elétricos entregues. Dentre esses, os híbridos plug-in somaram 360 mil unidades, com 6% de participação. Por sua vez, os elétricos puros tiveram 900 mil vendas, ou 15% do total. Assim, o segmento representou 21% das vendas totais.

BYD Song Plus
BYD Song Plus (Divulgação/BYD)

Publicidade


Ao longo de 2022, os veículos elétricos somaram 7,2 milhões de vendas. Ao mesmo tempo, dos híbridos plug-in foram 2,9 milhões. Dessa forma, categoria representou 14% do mercado total, sendo 10% de BEVs. Ou seja, um de cada 10 carros vendidos no mundo atualmente é elétrico.



Caoa Chery iCar: confira nosso vídeo com o pequeno hatch elétrico!

Tesla na frente

Entre os modelos mais vendidos no mundo em 2022, o Tesla Model Y assumiu a liderança com mais de 770 mil emplacamentos. Em seguida vem o SUV BYD Song, vice-campeão com 477 mil unidades. Inclusive, outros modelos da BYD marcaram presença no ranking geral (veja aqui). O quarto lugar ficou para o Wuling Mini EV. O pequeno hatch a baterias foi seguido por mais um BYD, o Qin Plus, que fecha o “top 5”.


vendas elétricos
Reprodução/Cleantechnica

Expectativas

Segundo a organização, a expectativa é que 2023 dobre cerca de 36% em relação ao ano anterior. Ou seja, prevê uma média de 14,3 milhões de EVs rodando no mundo. Existe uma grande aposta também nos híbridos plug-in, que fazem sucesso na Europa e na China.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Chevrolet Bolt: veja o que mudou no hatch elétrico

Atualizada em 20/2 às 10h17

Deixe sua opinião