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GWM Haval H6 GT que roda mais de 1.000 km entra em pré-venda, veja o preço
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GWM Haval H6 GT que roda mais de 1.000 km entra em pré-venda, veja o preço

Primeiro veículo da Great Wall no Brasil, SUV híbrido Haval H6 GT tem pré-venda feita em loja virtual no Mercado Livre com entregas em abril

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

14 de fev, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Haval
Configuração de powertrain permite que o modelo tenha tração integral permanente
Crédito:GWM/Divulgação

Os interessados em colocar na garagem o mais recente lançamento da Great Wall Motors precisarão desembolsar R$ 9.000 de sinal. O carro ainda não chegou às revendas brasileiras, mas a GWM abre nesta terça-feira (14) a pré-reserva da linha Haval H6 em sua loja virtual no Mercado Livre (clique aqui). De acordo com a fabricante chinesa, o valor pago – via Pix ou boleto – ficará depositado em uma conta no banco digital Mercado Pago. Assim, as primeiras unidades do H6 GT, o primeiro modelo disponível no País, serão entregues em abril.



Haval H6 GT: SUV híbrido da GWM roda 1.000 km com um tanque

E o ineditismo não para no modo de compra. Afinal, o SUV cupê híbrido plug-in tem detalhes incomuns por dentro e por fora. Feito com foco no Brasil, o Haval H6 GT já tem unidades do primeiro lote no País desde janeiro. Na sequência, a GWM vai lançar o SUV H6 Premium, nas versões HEV (híbrida tradicional) e PHEV (híbrido plug-in).

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Haval
GWM/Divulgação

Para começar, o GWM Haval H6 GT une motor 1.5 turbo a gasolina e outros dois propulsores elétricos – um em cada eixo. Como resultado, o conjunto – batizado de “e-Traction” – gera 393 cv de potência combinada. E tem 77,7 mkgf de torque também combinado, afinal, a fabricante não divulgou dados por unidade. Como resultado, aceleração entre zero e 100 km/h leva 4,8 segundos, com tração integral e uma transmissão de duas marchas que também se conecta ao motor a combustão, como no H6 convencional. Este conjunto estreia no mercado brasileiro.

Combustão funciona como gerador

De acordo com a GWM, a tecnologia e-Traction permite que os dois motores elétricos fiquem responsáveis pela tração. Ou seja, o motor a combustão serve como apoio, apenas para atuar em condições específicas. Desse modo, o 1.5 turbo (pode gerar tração para o eixo dianteiro) funciona na maior parte do tempo para gerar energia para a bateria.


GWM/Divulgação

A marca afirma que o Haval H6 GT é capaz de percorrer 170 km apenas em condução elétrica. A alimentação vem de uma bateria de 34 kWh que pode ser recarregada tanto em corrente alternada (em 5 horas) como em corrente contínua (em 29 minutos, entre 10% e 80%).

Haval
GWM/Divulgação

Conectado

Por fim, o Haval H6 GT vendido no Brasil tem freios a disco nas quatro rodas (ventilados no eixo dianteiro), rodas de liga leve com 19″ pintadas em preto e calçadas por pneus Michelin 235/55 R19 e, no interior, central multimídia com 12,3″ e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, acabamento que simula fibra de carbono e revestimento de tecido suede nos bancos, portas, console e painel. Em tecnologia, destaque para a câmera de reconhecimento facial, que monitora a fadiga e a distração do motorista, bem como personaliza os ajustes do veículo.

GWM/Divulgação

O novato também promete condução semiautônoma. Entre eles se destacam o piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go, a frenagem automática de emergência e de tráfego cruzado traseiro, bem como monitor de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, entre outros itens. Para isso, trabalha com cinco câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo.


Não curtiu, devolve

A princípio, cabe ressaltar que a parceria da GWM com o Mercado Livre garante ao consumidor a desistência da compra do modelo (Haval H6 GT ou Haval H6) a qualquer momento – antes da entrega do veículo. Nesses casos, a marca promete reembolso rápido e sem burocracia.

Por ora, os preços oficiais não foram divulgados. A previsão fica para março, quando será aberta oficialmente a pré-venda da linha GWM Haval H6 2024 e se iniciarão os test-drives da linha na rede da marca. Há ideia de inaugurar 50 pontos em todo o Brasil.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.