E, mais uma vez, o Toyota Yaris Cross vira assunto na mídia. Agora, no entanto, para (finalmente) dar um passo a frente rumo ao lançamento – já atrasado pelo cronograma inicial. Pois bem, agora, o modelo apareceu pela primeira vez com menos camuflagem em território nacional. Ao que tudo indica, a estreia prevista para o começo do ano que vem pode ser cumprida. Para quem não se lembra, a Toyota e sua submarca Daihatsu foram acusadas de fraudar testes de segurança na Ásia, o que causou o atraso.
Passados os escândalos, as imagens dos testes do SUV no Brasil foram publicadas pelo perfil @bfmsoficial, no Instagram. Agora, além da certeza em se tratar do modelo feito no sudeste asiático (o europeu poderia estrear por aqui, o que infelizmente não aconteceu), dá para notar alguns detalhes extras. Por exemplo, o Yaris Cross brasileiro terá faróis e lanternas de LEDs. Ao menos, é o que mostra a unidade pré-série, que rodava pelas ruas de Sorocaba (SP).

Na estética, grade trapezoidal, faróis afilados e abrigo das luzes de neblina em formato vertical. Em medidas, tem 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de espaço entre-eixos. Ademais, o SUV compacto tem porta-malas de 471 litros. Surpreendentemente, 1 litro a mais que o irmão sedã, Corolla.
Motorização
A princípio, o Toyota Yaris Cross deve brigar no segmento de SUVs compactos, contra VW T-Cross, Chevrolet Tracker e companhia. Posicionado abaixo do Corolla Cross, o utilitário mais barato da marca usará a plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas preparada para a eletrificação) da TNGA.

Sob o capô dianteiro, une um motor a combustão de 1,5 litro com 92 cv a um elétrico de 80 cv. Ainda não há ficha técnica detalhada do Yaris Cross híbrido nacional, mas a potência combinada deverá chegar a 111 cv. O câmbio é do tipo transeixo, como nos irmãos Corolla e Corolla Cross híbridos.
Além disso, o SUV compacto terá, também, a opção de motor 1.5 aspirado flex nas versões mais baratas, com quatro cilindros e 16 válvulas – à exemplo da dupla Yaris e Yaris Sedan. Este último, saiu de linha na planta de Sorocaba (SP) para dar lugar ao novato. Com potência próxima aos 110 cv, deverá, entretanto, adotar melhorias em termos de eficiência e possibilidade de adoção do sistema Start&Stop. Segundo a marca, a meta é aumentar em 12% sua participação na América Latina apenas com o lançamento do Yaris Cross.
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