Com o retorno das operações e a flexibilização da quarentena em diversos lugares do País, o mês de junho registrou um pico de 7 mil carros emplacados por dia. Os dados são Anfavea e foram divulgados pelo presidente da associação que reúne os fabricantes nacionais, Luiz Carlos Moraes.
Segundo Moraes, apesar do bom número, a associação vê com cuidado os dados. A Anfavea sabe que nos meses passados, abril e maio, diversos carros zero-km que foram vendidos por meio online não puderam ser emplacados. Os dados devem contabilizar esses carros, que com o retorno da operação dos Detrans puderam ser emplacados.
Leia Mais
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seEm termos de comparação, o mês de janeiro tinha uma média diária de 8,4 mil automóveis e comerciais leves emplacados. Em fevereiro, o número chegou a 10,7 mil e depois retraiu para 7,1 mil em março. Vale lembrar que em março começou o isolamento social no País, após os primeiros casos de coronavírus.
“Estamos na fase de entender o consumidor, seus interesses e ‘seu bolso’. Há outras questões como as taxas de juros, que podem subir pelo provável aumento da inadimplência. Também há uma pressão sobre os preços (dos veículos zero-quilômetro) por causa do alta do dólar e consequente aumento de componentes utilizados na produção”, disse Moraes.