Você está lendo...
Produção de automóveis no Brasil cai 84% em maio
Mercado

Produção de automóveis no Brasil cai 84% em maio

Dados da Anfavea apontam leve melhora, mas produção tem queda forte ainda causada pela paralisação das fábricas

Redação

05 de jun, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

produção
Linhas de montagem começam a retomar atividades
Crédito:Volkswagen/Divulgação
produção

Se as vendas de carros novos em maio representaram queda de 75% em relação ao mesmo mês do ano passado, a produção teve tombo ainda maior. Embora também tenha leve recuperação, a produção de veículos caiu nada menos que 84,4% em relação a maio de 2019.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Segundo a Associação das Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, foram produzidas 43,1 mil unidades em maio. A queda foi causada pela parada quase total das fábricas de automóveis. A interrupção foi uma das medidas tomadas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.

Publicidade


A entidade prevê que junho seja melhor, já que várias fabricas vem retomando as atividades. Ainda assim, os níveis de produção podem demorar a se normalizar. “Embora junho sinalize algum retorno mais efetivo às atividades, teremos sem dúvida o pior trimestre da história do setor automotivo”, afirma o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

Produção deve continuar em baixa

Até maio, a queda nas vendas no acumulado do ano chega a 34%, segundo dados da Fenabrave, que reúne concessionários e lojistas. A Anfavea prevê que o ano se encerre com cerca de 40% de retração nas vendas totais. Isso porque os próximos meses também deverão ter vendas bem abaixo dos níveis normais.

Para a Anfaeva, ainda é difícil prever qual será o tombo na produção ao fim do ano. Segundo a associação, a projeção depende de como ficarão as exportações. O número de carros enviados a outros países caiu nada menos que 90% no último mês.


Deixe sua opinião