As vendas de carros vão aumentar no ano que vem. A previsão é da S&P Global Mobility, empresa especializada em análise de dados do mercado automotivo mundial. Em números, espera-se que a alta nas seja de 2,8%, totalizando, desse modo, 88,3 milhões de novos carros comercializados em todo o planeta. Para se ter ideia, no ano passado, as projeções para 2023 apontavam 8,9% de aumento nos emplacamentos globais de veículos leves, o que resultaria em 86 milhões de unidades, no total.
Os motivos para tanto otimismo, a princípio, vêm da recuperação contínua da produção de automóveis no pós-pandemia de Covid-19. Afinal, de 2020 para cá, tornou-se comum falar em falta de componentes, e nas consequentes paralisações de fábricas, que afetavam diretamente as vendas. Seja como for, mesmo com este fantasma já de fora da jogada, percalços como preços elevados dos veículos, inflação em alta e condições de crédito desfavoráveis continuarão pairando sobre 2024.
Eletrificação
Dentro desses quase 90 milhões de carros, quem promete ter bom destaque são os modelos elétricos. Cada vez mais presentes no cenário mundial, os veículos movidos a baterias devem vender 13,3 milhões de unidades no ano que vem, projeta a S&P Global Mobility. Esse número representa 16,2% das vendas globais de veículos de passageiros. Para comparação, a participação de mercado foi estimada em 12% neste ano, com 9,6 milhões de modelos EV emplacados.
Os Estados Unidos devem aumentar as vendas em 2%, espera-se. Assim, serão 15,9 milhões de unidades por lá em 2024. Já na Europa, a consultora prevê que o próximo ano terá 15,1 milhões de unidades, aumentando 2,9% na comparação com 2023. Por fim, na China, aumento previsto é de 4,2% – para 26,4 milhões de unidades.
Já o Brasil não foi citado no estudo, mas é possível falar sobre vendas locais por meio de números da Anfavea. A representante das montadoras de veículos no País espera que as vendas de automóveis e comerciais leves cresçam 6,6% no ano que vem. Dessa forma, vai de 2,16 até 2,3 milhões. A produção, por fim, deve elevar em 3,3%. Assim, subirá de 2,23 para 2,31 milhões.
Por falar nisso, a S&P Global Mobility prevê recuo de 0,4% nos números de produção global de veículos para 2024. Algo na ordem de 89,4 milhões de unidades. Em 2023, espera-se que o número feche com 9% de crescimento na produção face a 2022, com 89,8 milhões de unidades.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!