A China concordou em “reduzir e remover” tarifas abaixo do nível de 40 por cento cobrados atualmente de veículos fabricados nos Estados Unidos. A informação foi dada pelo presidente Donald Trump após a trégua comercial entre os dois países ganhar impulso e animar os mercados.
Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram em adiar novas tarifas durante conversas na Argentina no sábado, declarando uma trégua depois de meses de escalada nas tensões no comércio e em outras áreas.
De acordo com o diretor da associação de importadoras de carros da China, Wang Cun, “se eles [o governo chinês] cancelarem a tarifa extra de 25% em carros feitos nos Estados Unidos, veremos sinais positivos para os carros importados”.
+ Prisão de Carlos Ghosn é prorrogada novamente
+ GM é ‘ameaçada’ por Trump nos Estados Unidos
+ Rota 2030 é aprovado em comissão na Câmara
Briga é focada nos Estados Unidos
Com o aumento das taxas de importação de veículos americanos para 40% em julho, empresas como BMW, Ford, Mercedes-Benz e Tesla foram atingidas em cheio. Já que grande parte de suas produções são nos Estados Unidos e saem de lá para a China.
Um exemplo é a produção de SUVs da BMW, toda localizada nos EUA, mas com o gigante asiático como um dos maiores compradores. Além disso, essa medida veio logo após um corte na importação de impostos de veículos de outros países de 25% para 15%, o que deixou claro ser uma retaliação.
Mas a Casa Branca também disse que as atuais tarifas de 10% sobre 200 bilhões de dólares de bens chineses serão elevadas para 25% se o acordo não for firmado dentro de 90 dias.
+ Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
HATCH SUB-COMPACTO - VOLKSWAGEN UP!
O CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou os melhores de cada categoria do CAR Group 2018, que avalia a facilidade e custo de reparos em casos de acidentes. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).
SUV COMPACTO OFF-ROAD - SUZUKI JIMNY
É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. A atualização do ranking é feita mensalmente e serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos. Estes são os melhores em cada categoria do CESVI.
SEDÃ MÉDIO - CITROËN C4 LOUNGE
.
PICAPE COMPACTA CABINE DUPLA - VW SAVEIRO
.
PICAPE COMPACTA CABINE SIMPLES - VW SAVEIRO
.
SUV COMPACTO - PEUGEOT 2008
.
STATION COMPACTA - VW SPACEFOX
.
MINIVAN COMPACTA - CITROËN AIRCROSS
.
HATCH COMPACTO - VW POLO
.
SEDÃ COMPACTO - VW VIRTUS
.
HATCH COMPACTO OFF-ROAD - VW CROSS UP!
.