A Exeed, divisão de luxo da marca Chery, fez uma live com jornalistas na manhã de segunda-feira (03/07), direto da China. Na transmissão, afirmou que chegará ao Brasil no próximo ano. Além disso, a marca afirmou que será independente e com operação própria, e planeja ofertar ao público dois modelos elétricos, bem como também um modelo híbrido.
A live teve destaque pela pouca presença de outros veículos de imprensa além do Jornal do Carro, onde se apresentaram os planos de eletrificação da marca para o País. No entanto, a marca utilizou o espaço para reafirmar sua independência, sem a presença do Grupo Caoa, por exemplo.
Em nota à imprensa, a Exeed afirma que: “Depois de analisar o mercado, [a marca] trará três novos produtos eletrificados importantes para o mercado brasileiro: o modelo RX híbrido, equipado com a última geração de DHT e os dois produtos 100% elétricos, E03 e E0Y, construídos na nova geração da plataforma inteligente – E0X.” O terceiro veículo elétrico da marca ainda não foi lançado, no entanto.
Exeed promete autonomia de mais 700 km em elétricos
A nota ainda apresenta seus números de autonomia para os produtos elétricos e híbridos da marca. No primeiro, promete-se uma autonomia de mais de 700 km, porém não se sabe em que ciclo os números medidos fazem referência. Além disso, a marca promete carregamento de 150 km de autonomia em até 5 minutos, também sem maiores detalhes.
Na motorização híbrida, o conjunto elétrico, tem 150 km de alcance. Além disso, seus números de desempenho são 75,4 mkgf de torque, 375 kW (o equivalente a 509 cv) e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos. Junto do modelo haverá uma tração integral AWD.
Ainda durante a live, a marca afirmou que apresentará ao mercado nacional o chamado “new premium”, reforçado pelo lado europeu de suas operações, por exemplo. A intenção da marca é diferenciar-se do conceito “comum” de carros premium. Na mesma nota, complementa: “ao mesmo tempo, a fim de desenvolver melhor os novos produtos elétricos, [a marca] recrutou designers e engenheiros da BMW, Jaguar Land Rover e equipes europeias de primeira linha e com rica experiência em pesquisa de veículos elétricos para melhor desenvolver a eletrificação da marca”.
Operações da Exeed no Brasil ainda são incógnita
No entanto, a vinda da Exeed e suas operações no País, ainda que confirmadas pela marca durante a live, ainda são uma incógnita. O caso remonta às marcas chinesas que vieram ao Brasil em 2012, como a Geely, hoje dona da Volvo, mas que nunca começaram no País. No caso da divisão de luxo da Chery, a Caoa não confirma e informa que não há nada certo sobre a vinda da marca.
Conforme a montadora brasileira, todos os veículos das marcas do Chery Group só poderão ser produzidos, importados e comercializados no Brasil por meio do grupo. Seja como for, a expectativa para a estreia da Exeed no País é para o próximo ano.
O Jornal do Carro também está no Instagram!