Não é novidade que o mercado de supercarros está cada dia mais diverso, e a Ferrari procura se atualizar no segmento. Agora, a marca terá modelos a combustão, híbridos e também elétricos, que terão sua construção feita em um novo prédio, localizado em Maranello, na Itália. A fábrica, inaugurada na presença do Presidente da Itália Sergio Mattarella, começará a funcionar gradualmente até o final deste ano.
Enquadrada como uma Fábrica 4.0, a nova área recebeu um investimento de cerca de 200 milhões de euros, com processos automatizados e digitais. Chamado “e-building“, o sistema implantado pela Ferrari permite a implantação de diferentes tipos de linha de produção, permitindo a construção de qualquer modelo em linha da marca, por exemplo. Processos digitalizados também permitem acelerar a produção, no entanto.
Modelos como o Ferrari Roma, Purosangue, 296 e V12 Cilindri podem ser construídos dentro da nova estrutura, assim como a aguardado novo Ferrari elétrico, por exemplo. Construído para ser um espaço ergonômico, há também um lugar de treinamento para funcionários, em preparo para as novas tecnologias de eletrificação.
Contudo, pouco se sabe a respeito do novo Ferrari elétrico, que terá sua construção no novo espaço da marca já em 2025. Entretanto, o que se sabe é que componentes como motor (rotor e estator), as baterias de alta tensão e o eixo terão produção lá mesmo. Além disso, a planta terá 100% de energia renovável, além de estar próxima da autossuficiência energética, prevista para ser alcançada também no próximo ano.
Por fim, abaixo, você confere um vídeo de um tour feito na fábrica, feito pelos colegas do Motor1 Italia:
Fonte: Motor1.com Brasil
O Jornal do Carro também está no Instagram!