Mega da Virada Ferrari Purosangue
Diogo de Oliveira/Estadão

Ferrari e Porsche são as marcas de carros mais rentáveis; veja ranking

Resultados da Ferrari foram impulsionados pela venda de unidades do SUV Purosangue; já a Porsche foi beneficiada pela venda de três modelos

Por Adrielle Farias 09 de abr, 2024 · 4m de leitura.

A Ferrari está na liderança do ranking das marcas mais rentáveis do setor automotivo. Após ter registrado um faturamento de 6 bilhões de euros em 2023, a empresa italiana vendeu mais de 13.600 veículos no ano passado por preços mais caros do que registrados anteriormente. Além disso, a Porsche, outra marca clássica do segmento premium, ocupa o segundo lugar entre as mais rentáveis e, assim, aparece em destaque na lista.

Dados coletados em 24 empresas automotivas mostram que grande parte das montadoras da Europa, EUA, Japão e da Coreia do Sul tiveram um desempenho muito bom ao longo do ano. Outras duas fabricantes da China também entraram na pesquisa realizada pelo Motor1.

Divulgação/Ferrari

Em termos gerais, o setor automotivo cresceu 11% no ano passado e chegou a 2,25 trilhões de euros. Com exceção da Isuzu (que não teve alteração de receita), as 23 fabricantes do setor automotivo que participaram da pesquisa registraram aumento de lucratividade.

Ferrari registrou recorde de vendas

A Ferrari atingiu seu recorde financeiro no ano passado após o lançamento do seu primeiro SUV, conforme o Jornal do Carro antecipou. Ademais, a marca também ganhou destaque com carros personalizados para clientes mais exigentes. Em 2023, a marca italiana vendeu 13.663 veículos e faturou 6 bilhões de euros em receita.

O resultado foi mais significativo, ainda, depois que as primeiras unidades do Purosangue foram entregues no segundo semestre do ano passado. No total, os lucros de operações da Ferrari chegaram a 1,61 bilhão de euros e representaram uma margem de 27% para a empresa.

Porsche 911 Turbo S
Porsche/Divulgação

Apesar dos excelentes resultados da Ferrari, a Porsche não ficou pra trás nos resultados. A empresa obteve lucro de 7,28 bilhões de euros com uma receita de 40,53 bilhões de euros. Contudo, a margem de operações da Porsche permaneceu estável em 18%, portanto, ela ficou em segundo lugar. As vendas do 911 e do Taycan, por exemplo, influenciaram significativamente nos resultados da Porsche, que também vendeu muito bem seus três SUVs.


BMW, Stellantis e Kia também integram ranking

BMW i5 M60
BMW/Divulgação

O grupo BMW aparece na pesquisa em terceiro lugar com a margem operacional de 11,9% frente ao resultado de 9,8% em 2022. Ou seja, a marca teve um crescimento de 2,1% e registrou forte aumento na margem.

Além disso, a Stellantis ocupa o quarto lugar com a margem operacional de 11,8% em 2023. Já a Kia, em quinto lugar, teve um crescimento expressivo de 3,3% entre 2022 e 2023, ou seja, sua margem fechou o ano em 11,6%.

Confira a lista das 10 marcas mais rentáveis

  1. Ferrari – 27%
  2. Porsche – 18%
  3. BMW – 11,9%
  4. Stellantis – 11,8%
  5. Kia – 11,6%
  6. Daimler 11,4%
  7. Toyota – 11,1%
  8. Jaguar Land Rover – 11%
  9. Subaru – 9,5%
  10. Hyundai – 9,3%

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Honda CR-V: SUV chega à 6ª geração híbrido por R$ 352.900
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.