Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

12/08/2021 - 7 minutos de leitura.

Fiat e Jeep dominam vendas diretas, Hyundai e Toyota vão bem no varejo

Vendas gerais de veículos são separadas por públicos e mostram Strada líder em vendas diretas e HB20 como preferência no varejo

Crédito: Fiat/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

As vendas diretas de veículos acabam mudando um pouco o panorama do mercado brasileiro. Essa modalidade, todavia, tem empurrado alguns modelos específicos para o topo do ranking de emplacamentos gerais. Se contarmos apenas as vendas a varejo (para pessoas físicas), o Fiat Argo, por exemplo, perde a liderança de julho para o Hyundai HB20. Foram, respectivamente, 5.524 unidades contra 6.790 emplacamentos, segundo a Fenabrave, entidade que reúne os concessionários do País. A tabela dos “top 10”, você confere abaixo.

Antes de prosseguir com os números cabe explicar tais modalidades. Todo emplacamento de veículo origina emissão de uma nota fiscal. E o que diferencia a venda direta da venda varejo é a identificação do emissor dessa nota. Se o CNPJ do emissor for de um fabricante de veículos, esta será uma venda direta. Já as demais, serão consideradas vendas a varejo. Os emplacamentos gerais levam em consideração a soma das duas modalidades.

De acordo com os dados da Fenabrave, as vendas diretas corresponderam por 39,7% do total de julho. Cabe lembrar que esse percentual ronda os 40% desde a época pré-pandemia – ou seja, quando o mercado caminhava em ritmo normal. Para se ter ideia, em janeiro de 2020, 38,6% do total de automóveis e comerciais leves eram para vendas diretas. Em janeiro deste ano, subiu um pouco: 38,9%.

Continua depois do anúncio

Neste montante, inclui-se vendas corportativas (negociação entre montadora com frotistas e locadoras), como as operações realizadas nas concessionárias. Nesse sentido, entende-se, vendas para taxistas, produtores rurais, PCD, entre outros.

Toyota/Divulgação

Números na categoria de SUVs

Assim como a dupla de hatches supracitada, o segmento de SUVs também passa por reviravolta quando separam-se as vendas direta e varejo. O Toyota Corolla Cross, por exemplo, foi o terceiro SUV mais vendido de julho no ranking geral, com 5.068 emplacamentos. Ficou atrás dos Jeep Renegade (6.855) e Compass (6.670). Entretanto, suas 4.796 unidades destinadas às pessoas físicas o colocaram no topo das vendas a varejo da categoria.


Nesse sentido, Renegade e Compass têm maior dependência das vendas diretas. Respectivamente, os modelos aparecem com 2.579 e 2.130 vendas no varejo. Ou seja, apenas 1/3 é voltado à pessoas físicas.

Já o Hyundai Creta é majoritariamente adquirido por pessoas físicas. Ou seja, das 4.268 unidades vendidas em julho, 3.463 representam venda no varejo e apenas 805 são destinadas à vendas diretas. Entretanto, para fins de ranqueamento, o que conta é o volume total de emplacamentos. Nesse sentido, o SUV da marca sul-coreana é o 8º do ranking geral.

Hyundai/Divulgação

Por marcas

O sucesso do Creta e do HB20 colocam a Hyundai como uma das queridinhas do público. Esse reflexo positivo coloca a montadora em 3º lugar no ranking geral de marcas, com 13,% de participação no ranking de emplacamentos varejo para automóveis e comerciais leves. Em primeiro e segundo lugar estão Fiat e Toyota com, respectivamente, 18,2% e 16,3% de share.

Falando em vendas diretas, o topo do pódio, todavia, também fica com a Fiat. Com larga vantagem, a marca, nesse sentido, pega 40,1% da fatia total. Liderança que já dura 11 meses. Na sequência, vêm Jeep, com 13,7%, e Volkswagen, completando o pódio com 8,6% de participação.


Leia Mais


Com 9.439 emplacamentos no ranking geral de vendas, a Fiat Strada teve, no entanto, mais de 80% de suas unidades voltadas à venda direta. Em julho, a picape teve 7.830 emplacamentos destinados para este público. A RAM 1500, também da Stellantis, teve todas as suas 68 unidades adquiridas por vendas diretas.


Por outro lado, quem menos dependeu das vendas diretas foi o Honda HR-V. Das 2.338, apenas 92 foram destinadas à pessoa jurídica. Veja:

Os 10 carros mais vendidos de julho:

Os 10 mais emplacados de julho nas vendas diretas:

Os 10 mais vendidos no varejo no mês de julho:

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Smart mostra SUV elétrico com tamanho de Mercedes-Benz GLB

Notícias

Audi Q7 e Q8 PHEV ganham mais potência para 2024

Mercado

Nissan faz promoção e quer vender 250 Frontier na Agrishow

Lançamentos

Omoda 7 tem 1250 km de autonomia e inspiração no universo gamer

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

Ver agora