Não há como negar as vantagens dos carros híbridos: na maioria dos casos, recebem um incremento na potência e no torque e, principalmente, são mais econômicos. Entretanto, também exigem maior cuidado com a manutenção, uma vez que é preciso ficar de olho tanto no conjunto elétrico como no a combustão.
Mas os híbridos mais sofisticados ainda são muito caros. Estamos falando dos modelos com baterias maiores e com sistemas em série, paralelo ou plug-in. O primeiro é aquele no qual o motor elétrico traciona o carro, enquanto o a combustão alimenta a bateria. Já no segundo, os dois propulsores funcionam ao mesmo tempo. Nesses dois casos, não há tomada de carregamento externo. Por fim, os PHEV têm o plugue para alimentar a bateria por meio de um carregador.
Para dar um gostinho desse universo, mas sem pesar muito no preço final, os híbridos leves (MHEV) vêm se tornando uma opção que está se popularizando entre as montadoras. A tecnologia não é nova, mas se antes era oferecida em carros de categorias premium, fica mais popular com o passar do tempo. A Fiat foi a última a embarcar na onda com sua linha Bio Hybrid.
Apesar de serem formados por conjuntos mais simples, com um gerador elétrico que também serve como alternador, o sistema é visto como uma solução ecológica e eficiente. Afinal, ajuda na redução do consumo de combustível (em torno de 10%) e diminui as emissões de CO₂. Por outro lado, não gera tanta economia de combustível. Mas são mais baratos. Tanto que hoje na lista dos carros híbridos mais baratos do Brasil, todos pertencem à categoria MHEV. Confira quais são.
Os cinco híbridos mais baratos do Brasil
1 – Fiat Pulse Audace T200 Hybrid: R$ 125.990
Por R$ 125.990, o Fiat Pulse na nova versão Audace Hybrid leva o título de híbrido mais barato vendido no País. O SUV é equipado com o mesmo motor T200 Flex e o câmbio CVT que simula sete marchas da versão tradicional. Também não há alteração no desempenho. Ou seja, o conjunto mantém os 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque, mas promete entregar maior eficiência energética por um custo acessível. De acordo com a marca, o Pulse ficou 10,7% mais econômico tanto com gasolina quanto com etanol.
2 – Kia Stonic – R$ 129.990
O crossover sul coreano tem tabela de R$ 129.990 e foi por um bom tempo o modelo híbrido mais barato do Brasil. Ele traz motor 1.0 turbo auxiliado por um sistema de 48 volts, entregando 118 cv de potência e 17,1 mkgf de torque. Seu consumo médio é de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro. O crossover desliga o motor em velocidade de cruzeiro para poupar combustível e cortar emissões com o chamado modo “velejar”.
3 – Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid: R$ 139.990
Quase esquecido no mercado, o Arrizo 6 Pro Hybrid é o veículo mais barato da Caoa Chery, por R$ 139.990. O sedã é equipado com motor 1.5 turbo e câmbio CVT que simula nove marchas combinado a um sistema de 48 volts. Em termos de desempenho, rende 160 cv e 25,5 mkgf. Mas mesmo trazendo a tecnologia híbrida leve, o consumo é modesto, rodando 12,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina, conforme o Inmetro.
4 – Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive: R$ 146.990
Com o mesmo conjunto do Arrizo 6, o Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive parte de R$ 146.990. Assim, também recebe o motor 1.5 turbo de 160 cv e 25,5 mkgf e câmbio CVT auxiliado pelo sistema híbrido leve de 48 volts. Já as médias de consumo do Inmetro são de 11 km/l com gasolina e 8,2 km/l com etanol.
5- Fiat Fastback Audace T200 Hybrid – R$ 151.990
Fecha a lista o Fiat Fastback Audace Hybrid, tabelado a R$ 151.990. O modelo traz o mesmo conjunto do Pulse híbrido, formado pelo 1.0 turbo e câmbio CVT, com 130 cv e 20,4 mkgf. O Fastback, por sua vez, teve uma redução de 11,5% na média com gasolina e de 9,8% com etanol. Conforme dados da montadora, embora não tracione as rodas, o gerador elétrico do sistema híbrido consegue gerar torque adicional para o motor flex e potência adicional de até 3 kW (o equivalente a cerca de 4 cv).
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