Após revelar a linha 2023 do Argo, a Fiat lança o novo Cronos no Brasil. Assim como hatch, o sedã, que é feito na Argentina, recebeu apenas retoques. Dessa forma, mostra a grade levemente renovada, e novas rodas de liga leve. As principais alterações estão na mecânica. Agora, a linha do Cronos passa a oferecer, nas versões de entrada, o motor 1.0 flex aspirado de 77 cv de potência e 10,9 mkgf de torque. O câmbio é manual de 5 velocidades.
Mas tem mais. Além do 1.0 Firefly, que coloca o Cronos no lugar do Grand Siena, aposentado no início deste ano, o sedã compacto mantém o motor 1.3 Firefly. Ele chega com o esperado câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas e oferece três modos de direção. Assim, o conjunto entrega 107 cv e 13,7 mkgf de torque. No entanto, a Fiat resolveu manter uma opção de transmissão manual com o motor 1.3 que será importante nas vendas.
De acordo com a marca italiana, um dos destaques do novo Cronos é o consumo. Com o motor menor, o sedã faz até 14 km/l com gasolina no ciclo urbano. Já com o 1.3 Firefly, a montadora promete 13,4 km/l na cidade. Com a chegada do 1.0 flex, são cinco versões ao todo: 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3, Drive 1.3 Automático e Precision 1.3 Automático. Segundo a marca, o modelo começa a ser vendido logo no início de agosto.
Mudanças leves
No design, as principais mudanças se concentram na dianteira. Mas elas são quase imperceptíveis. A grade, por exemplo, agora tem dois frisos cromados em vez de um, bem como um novo desenho de colmeia e a “bandeirinha” italiana da Fiat. Todo o restante permanece igual. Ou seja, o sedã não muda os faróis, que trazem luzes diurnas de LEDs. Além disso, não altera os para-choques (dianteiro e traseiro) e tampouco as lanternas.
Outra novidade são as rodas de liga leve, que exibem novo desenho. Vale dizer que, assim como no Cronos à venda argentina, há uma nova cor no portfólio, a Cinza Strato. Por fim, nas versões com motor 1.3 flex, há o pacote opcional S-Design, que adiciona detalhes mais “esportivos”, como molduras pretas no lugar dos cromados.
Na cabine, assim como no Argo, o Cronos 2023 herdou o volante multifuncional do SUV Pulse. Portanto, o restante permanece igual. Vale lembrar que o sedã vem com multimídia de 7 polegadas com conexão (por cabo) com Android Auto e Apple CarPlay. No mais, como opcional da versão topo de linha, há o interior em couro marrom. Em relação a espaço, o sedã tem como trunfo o porta-malas, um dos maiores da categoria com 535 litros de volume.
Preços e versões
- 1.0 MT: R$ 74.790
A versão de entrada do Fiat Cronos vem de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas e alarme. Além disso, há ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, rodas de aço de 14 polegadas, ajuste de altura do banco do motorista e preparação para rádio.
- Drive 1.0 MT: R$ 78.490
Adiciona central multimídia de 7″, volante multifuncional, entradas USB para os bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiros elétricos, faróis de LEDs e rodas de aço de 15″.
- Drive 1.3 MT: R$ 84.490
Primeiro da linha com motor 1.3, a versão Drive conta com câmbio manual de cinco marchas. O pacote S-Design é opcional e dá um visual mais esportivo ao sedã.
- Cronos Drive 1.3 AT: R$ 88.790
Adiciona o novo câmbio automático CVT e recursos como, por exemplo, controles de estabilidade e de tração, piloto automático, Hill Holder e modo Sport.
- Precision 1.3 AT: R$ 93.490
A versão topo de linha conta com rodas de liga leve de 16″, chave presencial, ar-condicionado automático, volante revestido com couro, apoio de braço dianteiro e bancos traseiros bipartidos, além de maçanetas cromadas. Em relação aos recursos, tem câmera de ré, faróis de neblina, espelho retrovisor elétrico com repetidor de seta, luzes de cortesia nos retrovisores e paddle-shifts no volante. Como opcional, há o interior de couro marrom.