A Fiat revelou na Europa o novo 600e, primeiro SUV compacto totalmente elétrico da marca. O modelo tem inspiração visual em uma das criações mais icônicas da marca italiana, o Cinquecento, que hoje é feito apenas na versão elétrica 500e. Entretanto, o 600e, segundo carro a bateria da Fiat, tem características de SUV compacto. Caso venha ao Brasil no futuro, deverá ter preço similar ao do Peugeot e-2008, ou seja, na faixa de R$ 250.000.
Com 4,17 metros de comprimento, o novo elétrico é feito sobre a plataforma e-CMP e tem porta-malas com 360 litros de volume. Além disso, conta com 156 cv de potência e 26,5 mkgf de torque máximo. Por fim, seu conjunto elétrico traz uma bateria de íons de lítio de 54 kWh, que garante um alcance de 400 km no ciclo WLTP. E mais: o SUV pode chegar a 600 km no ciclo urbano no modo de economia, que desliga alguns sistemas para poupar energia.
Ainda não se sabe a velocidade máxima, mas que leva apenas 9 segundos para ir de zero a 100 km/h. Além disso, a potência máxima de carregamento é 100 kW. Nesse sentido, o veículo pode ser carregado em apenas meia hora, com o carregamento de 80% da capacidade.
Fiat 600e com o visual retrô do Fiat 500e
De volta ao visual, o 600e é muito similar ao seu irmão hatch, o Fiat 500e. No entanto, o novo modelo se destaca pelos faróis divididos pelo capô e pelas luzes diurnas em semicírculos. O SUV elétrico tem rodas aro 18 polegadas com detalhes cromados e o interior caprichado.
O estilo é minimalista a bordo, com poucos botões e, mais uma vez, forte inspiração no clássico 500. Assim, o 600e apresenta um cluster digital de sete polegadas e um multimídia com tela de 10,25″ com GPS nativo. Além disso, tem sistema de áudio com seis alto-falantes e conexão com Apple CarPlay e Auto Android. Contudo, ainda há botões físicos no console para ar-condicionado e volante de dois raios. Por fim, não há alavanca de câmbio.
Entre os detalhes diferentes, destaque para o compartimento no túnel central coberto por uma tampa dobrável com fechamento magnético. Nesse primeiro momento, o foco de vendas é na Europa, onde o veículo foi apresentado e projetado, e onde a migração para os carros elétricos está ganhando tração com os novos limites de emissões, cada vez mais rigorosos. Para o Brasil, resta aguardar os planos da Stellantis, o que é totalmente possível para 600e.
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