Você está lendo...
Apple CarPlay: cinco funções secretas que conectam o iPhone ao carro
Notícias

Apple CarPlay: cinco funções secretas que conectam o iPhone ao carro

Confira cinco dicas para aproveitar ainda mais a plataforma Apple CarPlay e saber as funções secretas de como conectar o iPhone ao carro

Ana Carolina Bilatto, Especial para o Jornal do Carro

13 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Apple CarPlay da GM
Carros elétricos da GM vão abolir Apple CarPlay e Android Auto
Crédito:Divulgação

Uma das principais plataformas de conectividade para carros, o Apple CarPlay conecta os smartphones às telas multimídia em qualquer lugar do mundo. O principal objetivo é diminuir o uso do smartphone – no caso, do iPhone – enquanto o condutor dirige.

No entanto, o CarPlay pode fazer muito mais do que apresenta na tela inicial, onde se pode acessar aplicativos como Waze (GPS) e Spotify (música e podcasts). É possível, por exemplo, usar a assistente virtual Siri ou alterar a aparência. Veja a seguir cinco recursos escondidos, mas disponíveis e muito úteis na plataforma da Apple. E aproveite melhor a tecnologia.

Primeira dica: Alterar layout do painel

O CarPlay tem três opções de visualização de tela. O que permite ao condutor acessar somente o básico e o necessário, para reduzir distrações ao volante.

Publicidade


Segunda dica: Modo de foco

Ativando o modo de foco no CarPlay, é possível silenciar algumas notificações e permitir que o condutor não se distraia com ligações, mensagens ou qualquer outra interação durante a viagem. Mas você pode selecionar e colocar como exceção algumas pessoas.

Terceira dica: Siri viva-voz

A Siri é um recurso essencial para quem está dirigindo. Isso porque a assistente virtual é capaz de realizar chamadas, enviar mensagens, fazer perguntas e ler mensagens. Além disso, é possível trocar a música desejada ou até mesmo torná-la sua guia de viagem.

Para permitir, basta acessar o menu no seu iPhone, acionar o recurso da assistente e, então, permitir que o aparelho reconheça o comando “E aí, Siri”. Dessa forma, o usuário consegue ter controle sobre as funcionalidades do iPhone e do Apple CarPlay.


bmw apple carplay
Foto: BMW

Quarta dica: Imagem de fundo

O CarPlay tem várias opções de imagens de fundo. Dessa forma, pode ser uma boa opção para você ter uma imagem agradável, especialmente quando se passa muito tempo diante da tela com funcionalidades úteis no dia a dia.

Quinta dica: Modo escuro e claro

Por fim, com o CarPlay é possível trocar a tela clara pela escura, um recurso disponível no iPhone que também está no multimídia do carro.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Ford mostra Nova Ranger por dentro e picape é cheia de tecnologias

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.