A FCA (Fiat-Chrysler) anunciou que vai investir no Brasil R$ 7,5 bilhões até 2024. Os principais produtos resultantes da aplicação do montante deverão ser SUVs. Tanto da marca italiana quanto da Jeep.
Um dos modelos esperados para chegar no período é o SUV baseado na Fiat Toro. O modelo será o quarto produzido em Goiana (PE). Na planta pernambucana, já são produzidos, além da picape, os Jeep Compass e Renegade.
Os três modelos compartilham plataforma, que também será usada pelo SUV da Fiat – o primeiro a ser feito pela marca no Brasil. No início do ano, o presidente da FCA, Antonio Filosa, confirmou a chegada desse modelo para 2021.
SUV da Fiat será baseado em conceito do Salão
O SUV a ser lançado pela montadora vai buscar inspiração no conceito Fastback, que a Fiat apresentou em novembro do ano passado, no Salão do Automóvel. No entanto, o modelo final não deverá ter estilo de cupê, como o conceito.
De acordo com apuração feita pelo Jornal do Carro à época do Salão, o SUV terá carroceria mais convencional. As linhas, no entanto, deverão estar no segundo final.
Além disso, o Fastback vai inspirar a primeira reestilização da picape Toro. De acordo com o site Auto Papo, o modelo terá duas versões de motor, o 1.3 turbo e o 2.0 a diesel.
Vídeo relacionado: Fiat Fastback é um dos destaques do Salão de SP
O propulsor a óleo já é conhecido: está em toda a gama da FCA feita em Goiana. Já o 1.3 é a versão turbo do Firefly, que está em modelos como o Palio.
A expectativa é que ele seja lançado entre o fim deste ano e o início do próximo e tenha potência de 150 cv, também conforme o Auto Papo.
O primeiro modelo a receber esse motor deverá ser o Renegade.
Jeep
A fábrica de Goiana deverá receber ainda um quinto produto. Trata-se da versão de sete lugares do Compass.
De acordo com o site Auto Papo, o modelo usará os mesmos motores 1.3 turbo e 2.0 do SUV da Fiat.