Líder absoluta de vendas no Brasil, a Fiat Strada foi mal na simulação de testes de impacto. Segundo o Latin NCAP, que realiza crash test de veículos, a picape recebeu apenas uma estrela de cinco possíveis. O resultado foi ruim tanto para a versão de carroceria simples quanto dupla. De acordo com o órgão, ao menos quatro aspectos ficaram abaixo do esperado. Ou seja, a estrutura, considerada instável, os air bags laterais de baixo desempenho, diferenças nos assentos entre os tios de cabine na simulação de impacto traseiro e a falta de sistemas de assistência à segurança.
De acordo com o Latin NCAP, a Strada de cabine simples avaliada tinha dois air bags frontais e controle eletrônico de estabilidade (ESC). Nesse caso, a picape obteve índices de proteção de 47,47% ao ocupante adulto, 22,08% ao infantil e 40,23% para pedestres e usuários vulneráveis. Por fim, nos sistemas de assistência à segurança a avaliação foi de 41,86%. Confira o vídeo do crash test abaixo:
Por sua vez, a Strada com cabine dupla tinha quatro air bags, sendo dois laterais, bem como ESC. Nesse caso, os índices foram de 41,39% para ocupante adulto, 52,96% para infantil, 40,23% para pedestres e 48,84% em sistemas de assistência. Portanto, a maior diferença está ligada à segurança para crianças.
Principais áreas afetadas
De acordo com o relatório do Latin NCAP divulgado nesta quinta-feira (20), em caso de impacto frontal a estrutura do carro se mostrou instável. Esse problema também ocorre na área onde ficam os pés dos ocupantes. Além disso, os air bags laterais apresentaram desempenho inadequado e tamanho reduzido. Dessa forma, há baixo nível de proteção para cabeça e tórax, o que implica risco de ferimentos graves aos ocupantes.
Segundo o texto divulgado à imprensa, ”o resultado demonstra mais uma vez que ter um elemento de segurança não significa que ele funcione corretamente e ofereça proteção adequada, como era anteriormente o caso de outros modelos como o Renault Sandero/Logan/Stepway”.
Os resultados foram diferentes conforme o tipo de carroceria para o chamado efeito chicote. Ou seja, quando, em desaceleração brusca, a cabeça é projetada para frente e, em seguida, se choca contra o encosto do banco. Na cabine dupla, a proteção foi considera adequada. Porém, na cabine simples, o desempenho foi classificado como “pobre”. De acordo com o órgão, essa diferença surpreendeu.
Stellantis se pronuncia
Assim, o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, registrou descontentamento com o desempenho da Fiat Strada. “A Fiat (FCA) mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo/Cronos no ano passado. Estes modelos estão entre os mais populares da região”, afirma.
Em nota, a Stellantis, dona da Fiat e da Ram, marca com a qual a Strada é vendida em outros mercados, informa que cumpre as regras estabelecidas pelas legislação. ”A Stellantis afirma seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes”.