A Ford vai encerrar a produção do Fiesta em junho de 2023. Além disso, o Focus, que continua sendo feito na China, deve sair de linha em seguida. No Brasil, os dois saíram de cena em 2019. O compacto era froduzido em São Bernardo do Campo (SP). No mesmo ano, a Ford parou de fazer o Focus na Argentina, de onde o carro vinha ao País. O fim dos dois modelos faz parte da estratégia da marca, que passou a focar a oferta de SUVs e picapes.
Para marcar o encerramento da produção do Fiesta na Europa, após 47 anos, a Ford divulgou um vídeo (abaixo). Seja como for, ainda dá para encomendar o modelo feito na Alemanha. Juntamente com o compacto, a Ford deixa de produzir motores a combustão na Europa. Com isso, a planta de Colônia passará a fazer sistemas eletrificados para veículos.
A empresa também informou que vai deixar de fabricar o monovolume S-Max, bem como a Van Galaxy, na Espanha. Além disso, promete lançar três novos automóveis e quatro veículos comerciais na Europa até 2024. Todos serão elétricos. Conforme a Ford, a meta é vender mais de 600 mil modelos elétricos na Europa até 2026. Bem como produzir 1,2 milhão de veículos elétricos na planta alemã até 2028.
Focus só é vendido na China
Além disso, a marca deve encerrar a oferta do Focus em breve. Isso porque a o modelo, que continua à venda na China só tem produção confirmada até 2024. Além disso, com o fim da fabricação de motores a combustão, a continuidade do carro não faz sentido. Afinal, as novas plataformas da Ford focam modelos movidos a eletricidade.
Há cerca de 15 dias, a Ford anunciou que vendeu mais de 133 mil veículos na China no terceiro trimestre de 2022. Ou seja, 11% a menos que no mesmo período de 2021. Porém, houve alta de 12% ante as vendas do segundo trimestre. Seja como for, no mercado chinês a marca também foca os SUVs.