Carros híbridos, a princípio, reúnem o melhor de dois mundos. Eles têm um motor elétrico para auxiliar em quesitos como potência e torque, além de economia de combustível, é claro. Mas também são equipados com o propulsor tradicional a combustão, que pode ser abastecido normalmente em qualquer posto de combustível. Então quem ter receio de comprar de cara um carro elétrico por medo de acabar a bateria no meio da rua, encontra nos híbridos uma alternativa interessante.
Mas essa tecnologia também tem um preço. Quem leva para casa um carro com dois motores precisa estar ciente de que são duas revisões a serem feitas. Ou seja, apesar de a conta no posto diminuir razoavelmente, o gasto com manutenção também será maior.
Cinco híbridos, dois trens de força
A parte mais curiosa desta lista, entretanto, é que dos cinco carros da lista dos híbridos mais baratos, há somente dois trens de força. Isso porque os Toyota Corolla e Corolla Cross dividem a mesma mecânica, enquanto os Hyundai Ioniq e Kona, além do Kia Niro, também.
Isso porque a Hyundai e a Kia, apesar de não terem ligação aqui no Brasil, as duas marcas sul-coreanas fazem parte do mesmo conglomerado. A Hyundai Motor Group comprou 51% das ações da conterrânea em 1998. Mas as duas montadoras continuam produzindo veículos separadamente e até concorrendo em alguns segmentos. Entretanto, também compartilham motores e tecnologias.
Conheça abaixo mais detalhes sobre os cinco híbridos mais acessíveis do mercado brasileiro.
1 – Hyundai Ioniq – R$ 149.990
Com preço inicial de R$ 149.990, o Hyundai Ioniq ocupa a primeira posição entre os híbridos mais baratos do Brasil. Ele é equipado com motor 1.6 aspirado a gasolina combinado a um elétrico para entregar 141 cv de potência e 27 mkgf de torque combinados. Segundo o Inmetro, o consumo médio fica em 18,9 km/l. Já o câmbio é automatizado de seis marchas.
Suas medidas são de 4,47 m de comprimento e entre-eixos de 2,70 m. O volume do porta-malas é de 442 litros. Na lista de itens de série há ar-condicionado automático e digital de duas zonas, freio de estacionamento elétrico, conjunto óptico de LED, sete airbags, alerta de ponto cego, painel de instrumentos digital de 7”, central multimídia com tela de 10,25” e conexão com Apple CarPlay e Android Auto e rodas de liga leve de 15”.
2 – Hyundai Kona – R$ 169.990
Com o mesmo conjunto do Ioniq, o Hyundai Kona teve o preço reduzido recentemente em quase R$ 40 mil, chegando aos R$ 169.990. Desse modo, passou a ocupar a segunda posição do ranking. Tem as mesmas especificações do fastback, ou seja, motor 1.6 e elétrico unidos para entregar 141 cv e 27 mkgf. O consumo, entretanto, fica em 19,4 km/l, sendo até mais eficiente que seu “irmão”, já que ele é mais compacto.
Assim, o comprimento do modelo é de 4,20 m e o entre-eixos de 2,60 m. Seu porta-malas leva 374 litros. Por fim, na lista de equipamentos há bancos de couro com ajuste elétrico, ventilação e aquecimento, ar-condicionado automático, carregador de celular por indução, painel de instrumentos digital, central multimídia com tela de 10,25” e conexão com Apple CarPlay e Android Auto, head-up display, faróis e lanternas de LED, seis airbags, piloto automático adaptativo, assistente de saída e de manutenção em faixa, detector de ponto cego e rodas de liga leve aro 17.
3 – Toyota Corolla – R$ 187.790
Ocupando a terceira posição da lista está o tradicional Toyota Corolla, por R$ 187.790 na versão Altis Hybrid. O sedã médio mais querido do Brasil combina motor 1.8 aspirado flex a um elétrico que juntos rendem 122 cv. A montadora não informa o torque combinado, apenas individualmente: 14,5 mkgf para o motor a combustão e 16,6 mkgf para o elétrico. Assim, o consumo médio é de 15,4 km/l com gasolina e de 10,4 km/l com etanol. Já o câmbio é automático do tipo CVT.
Nas dimensões, mede 4,63 m e tem 2,70 m de distância entre os eixos, enquanto o bagageiro carrega 470 litros. Tem na lista de itens de série sete airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, ar-condicionado digital automático, central multimídia de 9” com Apple CarPlay e Android Auto, painel digital de 12,3”, rodas de liga leve aro 17 e pacote de tecnologias semiautônomas Toyota Safety Sense (inclui ACC adaptativo, assistente de pré-colisão, alerta de mudança de faixa com correção, entre outros).
4 – Kia Niro – R$ 199.990
Cerca de dois meses atrás, o Kia Niro baixou o preço da versão de entrada no Brasil, a EX, que agora sai por R$ 199.990. Dessa forma, passou a ocupar a quarta colocação entre os híbridos mais em conta. E como a Kia e a Hyundai são de um mesmo grupo na Coreia do Sul, o SUV traz o mesmo conjunto de Ioniq e Kona: motor 1.6 aspirado a gasolina e elétrico de 141 cv e 27 mkgf. O câmbio também é o automatizado de seis marchas. Já o consumo médio é de 18,7 km/l, de acordo com o Inmetro.
Nas dimensões, tem 4,42 m e tem 2,72 m de distância entre os eixos, enquanto o porta-malas carrega 425 litros. Tem na lista de itens de série, por exemplo, painel digital e central multimídia integrados, com duas telas de 10,25 polegadas cada, além de conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda câmera de ré, ar-condicionado digital automático, alerta de saída de faixa, assistente de centralização e permanência de faixa, prevenção de colisão frontal, sensores de estacionamento traseiros e rodas diamantadas aro 18.
5 – Toyota Corolla Cross – R$ 202.690
Para fechar o ranking, o Toyota Corolla Cross na versão XRV sai por R$ 202.690. Dessa forma, o SUV nipo-brasileiro traz o mesmo conjunto do sedã do qual deriva: motor 1.8 aspirado flex que junto ao elétrico entregam 122 cv – sem divulgar o torque combinado, contudo. O consumo médio é de 16,2 km/l com gasolina e 10,7 km/l com etanol. Também tem câmbio automático CVT.
O comprimento do modelo é de 4,46 m e o entre-eixos de 2,64 m. Seu porta-malas tem capacidade para 440 litros. Por fim, na lista de equipamentos há ar-condicionado digital automático de duas zonas, sete airbags, painel de instrumentos digital de 7”, teto solar elétrico, ACC, alerta de ponto cego, sistema de permanência em faixa, chave presencial, câmera de ré, central multimídia com tela de 8” e rodas de liga leve de 18”.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!