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Flagra: Citroën C3 2025 está pronto e será carro turbo mais barato
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Flagra: Citroën C3 2025 está pronto e será carro turbo mais barato

Hatch de entrada da Citroën é o próximo a receber o motor T200 da Stellantis; C3 quer ser o turbinado 0 km mais barato do Brasil

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

26 de mai, 2024 · 3 minutos de leitura.

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carro popular Citroën C3
Citroën C3 quer ser o carro turbo mais barato do Brasil
Crédito:Citroën/Divulgação

A briga pelo posto de hatch turbo mais barato do Brasil está prestes a esquentar, com a resposta da Citroën para o segmento. Seu modelo de entrada, o C3, ganhará o mesmo coração do irmão Peugeot 208, ainda neste semestre, segundo apuração inicial feita pelo site Autos Segredos. O modelo foi recentemente flagrado em teste nas ruas, pelos colegas da Autoesporte, em Betim (MG), cidade onde fica a fábrica da Stellantis.



Além de confiar o motor T200 ao modelo, com seus até 130 cv e 20,4 mkgf de torque (etanol), o modelo terá outra missão: aposentar o motor 1.6 EC5 aspirado, por exemplo. Entretanto, isso deve ficar para o próximo ano, quando entra em vigor a oitava fase do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve). Junto do novo motor, chega também ao C3 a transmissão automática CVT, por exemplo.

O conjunto, que equipa alguns modelos da Stellantis, como os Fiat Strada e Pulse, deverá significar uma nova versão para o C3: a “You”, localizada entre a “Live Pack” e a “Feel Pack”, ambas com motor 1.6. Nessas versões, os preços são de R$ 95.990 e R$ 99.990, respectivamente. Entretanto, é cedo para dizer o valor exato do novo C3 Turbo.

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Assim, mudanças devem ocorrer no modelo. Segundo o Autopapo, a marca aproveitará a ocasião para sanar algumas reclamações acerca do modelo, como a vinda de um painel 100% digital, diferente do atual. Além disso, novos detalhes como luzes, rodas e acabamentos devem mudar, ao passo que a central multimídia deve permanecer a mesma.

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Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.