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Stellantis fará aporte bilionário em Porto Real e deve aposentar motor 1.6 de Citroën e Peugeot
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Stellantis fará aporte bilionário em Porto Real e deve aposentar motor 1.6 de Citroën e Peugeot

Stellantis não fechará fábrica de motores em Porto Real (RJ), e prepara anúncio de aporte bilionário para a planta na próxima segunda (27)

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

23 de mai, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Novo Citroën C3
Stellantis afirma que manterá a produção, e anunciará aporte bilionário para a fábrica
Crédito:Citroën/Divulgação

Apesar das notícias de que fecharia sua fábrica de motores em Porto Real, no interior do Rio de Janeiro, a Stellantis desmentiu a informação, e afirmou que manterá a produção da planta. Atualmente, produzem-se por lá os motores 1.6 aspirado e 1.6 THP, utilizados em modelos da Peugeot e Citroën. Entretanto, a montadora fará mudanças em breve.



(Peugeot/Divulgação)
Novo 2008 não usará motor 1.6 (Peugeot/Divulgação)

A informação surge logo após o anúncio do investimento de R$ 454 milhões da Stellantis na fábrica de motores de Betim (MG). O montante deve selar o fim da produção do motor 1.6 EC5 feito na planta de Porto Real (RJ) e que ainda está disponível em modelos de Citroën e Peugeot.

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O conjunto 1.6 aspirado flex atualmente aparece nas versões intermediárias do Peugeot 208. Além disso, está nos SUVs 2008 (geração atual) e Citroën C4 Cactus, e em uma versão de exportação do C3 Aircross. Por fim, a marca do duplo chevron também oferece o motor 1.6 flex na versão topo de linha do hatch compacto.

Fábrica de motores em Porto Real (RJ) não será fechada

Citroën/Divulgação
Citroën/Divulgação

Em nota de esclarecimento, a assessoria da Stellantis garante que a planta fluminense continuará produzindo motores. Contudo, o comunicado oficial não fala em qual motor terá sua produção por lá. Vale lembrar que o 1.6 (turbo ou aspirado) não cumpre com as regras do Proconve L8. A nova fase da lei de emissões entrará em vigor em 2025.


A Stellantis vem sinalizando a possibilidade de dar adeus ao longevo 1.6. O conjunto deve ser substituído pelo 1.0 turboflex GSE, feito em Betim. Este terá configuração a combustão ou híbrida leve (MHEV), por exemplo. O Peugeot 208 já utiliza o motor Turbo 200 há algum tempo, e o Citroën C3 fará o mesmo e virá turbo em breve. Além disso, o SUV 2008, que está próximo de ganhar nova geração no Brasil, utilizará o novo conjunto, ao contrário do C4 Cactus, que deixará a linha de produção.

Para a fábrica mineira, fica a tarefa de produzir os conjuntos 1.0 e 1.3 GSE Turbo e Firefly, de mesma litragem. Além disso, também as variantes Bio-Hybrid (MHEV), possivelmente destinadas aos Fiat Pulse e Fastback, e Bio-Hybrid e-DCT (HEV, híbrida completa). Esta, já esperada para os Jeep Compass e Commander, por exemplo.

Abaixo, o comunicado enviado pela Stellantis:

“A Stellantis anunciou recentemente o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil e América do Sul: R$32 bilhões de 2025 a 2030. Parte desses recursos já foram detalhados para os Polos Automotivos de Goiana e Betim. Na próxima segunda-feira, 27 de maio, anunciaremos como será investido o aporte bilionário destinado à planta da empresa em Porto Real. A fábrica, localizada na região sul fluminense, é — e continuará sendo — estratégica para os planos de desenvolvimento, industrialização e exportação da Stellantis no Brasil e região. Isto vale para todo o polo industrial, incluindo a planta de motores, que seguirá com a produção.


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