Depois de passar os últimos anos sem ter um SUV para chamar de seu, a Fiat prepara nova ofensiva no segmento. Em 2021, a marca lançou o compacto Pulse, que estreou a plataforma MLA, uma evolução da base já usada pelo hatch Argo e pelo sedã Cronos. Pois a marca italiana em breve terá outro SUV nacional, o Fastback. É o que mostra o flagra feito pelo perfil @fca_fan_brazil, do Instagram.
A colagem (abaixo) revela imagens do interior do utilitário, que terá vários componentes do Pulse. Entretanto, o novo SUV – tratado internamente como “Progetto 376” – será mais sofisticado. Cabe relembrar que o modelo teve apresentação oficial durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, ainda como um conceito, e deixou boa impressão.
No flagra, o painel tem, basicamente, os mesmos recursos do Pulse Impetus. O volante é igual, assim como a tela Full HD de 7″ que exibe o quadro de instrumentos. O mesmo vale para a central multimídia de 10,1″ e a manopla de câmbio, bem como para os comandos do ar-condicionado e o carregador por indução (sem fio) para celulares.
Itens de Jeep
Nas fotos, a exemplo de outro modelo da Stellantis, o console central tem base na peça utilizada no Renegade, incluindo moldura em black piano. Freio de estacionamento eletrônico, função Auto Hold e sistema Start&Stop, que desliga o motor no trânsito, também estão no Renegade e no Compass. A chave presencial, que aparece em uma das fotos, é outra herança, com partida remota do motor e acendimento dos faróis à distância.
Por ora, as informações são preliminares, mas, com o posicionamento superior, espera-se que o Fiat Fastback aposte nos motores turbo. Ou seja, o 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 mkgf, e o 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 mkgf. Usado na Fiat Toro, este último recebeu atualização para se adequar às novas normas de emissões da fase L7 do Proconve.
Ainda sem nada de concreto, informações apontam que o Fastback poderá custar entre R$ 130 mil e R$ 150 mil. Com proposta urbana, o modelo, por fim, não deve ter tração AWD – será apenas dianteira. Afinal, a plataforma MLA não permite tal configuração. A marca já confirmou o lançamento para 2022. Acredita-se, assim, que o modelo estreie até julho.